Adamastor receberá mostra sobre imigração italiana

Após passar pela capital e interior de São Paulo, mostra chega a Guarulhos

por Maria Eduarda Veloso qua, 29/11/2023 - 17:43
Divulgação Divulgação

Na próxima segunda-feira (4), acontece a estreia da exposição gratuita “Nonni di São Paulo”, no Centro Educacional Adamastor, em Guarulhos (SP). A exibição destaca histórias da imigração italiana no Brasil. Na abertura às 15h, haverá uma roda de conversa com o curador, o jornalista Oliviero Pluviano.

A mostra reúne mais de 70 depoimentos coletados de pessoas entre 70 e 90 anos para compor um mosaico, que inclui as famílias Faccini, Monte Santo e Trevisan. Além da trajetória de Lisena Montanaro, uma das Mães de São Vito; e de Mino Carta, responsável pela fundação das revistas Veja, IstoÉ, Carta Capital e Quatro Rodas, Jornal da Tarde, Jornal da República, entre outros.

“Não importa se nasceram na Itália ou se são descendentes. É irrelevante se falam italiano ou o dialeto de alguma região italiana ou, ainda, somente o português. O que é importante é que tenham uma bonita história para contar, uma narrativa que faça sonhar, que se assemelhe a uma fábula fantástica: a realidade, bem se sabe, é repleta de surpresas e sonhos tanto quanto a fantasia”, comenta Pluviano.

A iniciativa é realizada com o apoio do Consulado-Geral da Itália em São Paulo, a Secretaria de Cultura de Guarulhos e patrocínio da Bauducco. A primeira exposição Nonni di São Paulo foi realizada em 2020, no Museu da Imigração. Desde então a mostra tem circulado pelo interior do Estado e a cada cidade são adicionadas novas histórias.

Serviço - Nonni di São Paulo

Data: 4 de dezembro de 2023 a 22 de fevereiro de 2024

Local: Salão de Exposições do Centro Educacional Adamastor

Endereço: Avenida Monteiro Lobato, número 734 - Macedo, Guarulhos/SP

COMENTÁRIOS dos leitores