Após obras, aeroporto do Recife amplia capacidade em 60%

Expectativa é de que os terminais passem a receber 15 milhões de passageiros por ano

por Vitória Silva ter, 12/12/2023 - 19:07
Júlio Gomes/LeiaJá Novas estações de controle de embarque Júlio Gomes/LeiaJá

O Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, que já é o maior da região Nordeste, acaba de passar por uma etapa de expansão estrutural, aumentando em 60% sua capacidade de recepção de passageiros. Agora, a expectativa é que 15 milhões de pessoas passem anualmente pelos terminais aéreos da capital pernambucana. As obras foram inauguradas, após um ano e oito meses, em uma solenidade da administradora espanhola Aena, nesta terça-feira (12). 

O evento foi aberto pelo diretor da Aena no Brasil, Santiago Yus, e contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), do prefeito João Campos (PSB), e do ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho (Republicanos). Também estiveram presentes a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández, o CEO global da Aena, Maurici Lucena Betriu, além de representantes da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Governo Estadual, empresariado e bancos. 

"Em 2020, tomamos conta de seis aeroportos no Nordeste do Brasil, poucos dias antes da pandemia ser decretada, o que foi avassalador. Vimos o projeto que construímos com tanta ambição ser interrompido de uma forma nunca antes vista na história do transporte aéreo, e de forma abrupta", disse o presidente mundial da Aena, Maurici Lucena. O empresário destacou os esforços das autoridades brasileiras e espanholas para dar continuidade às obras e para recuperar o tráfego que havia sido afetado com a pandemia da Covid-19. 

Após quase dois anos de muita expectativa, o aeroporto do Recife pôde, finalmente, fazer a ampliação das suas áreas de maior demanda. A área de embarque ganhou mais cinco mil metros quadrados, ou seja, 40% a mais de área construída, ficando com mais de 70 mil metros quadrados. O espaço comporta os mais de 700 mil passageiros que visitam os terminais mensalmente, resultando em cerca de 8,4 milhões de passageiros por ano; agora, podendo receber quase o dobro desse quantitativo.

Também há a presença de uma nova torre de controle, novos andares para aeronaves particulares, pistas requalificadas, automação no controle de passaportes, novo sistema de bagagens e capacidade para aterrissagem simultânea de até quatro aeronaves de grande porte. 

Confira as imagens da inauguração: 

Reposicionamento do aeroporto do Recife

As conquistas do Aeroporto Internacional do Recife foram parte de todos os discursos da solenidade. Segundo a pesquisa da AirHelp, de dezembro deste ano, quatro dos dez melhores aeroportos do mundo estão no Brasil e o segundo melhor (primeiro do país e segundo colocado no exterior) é o do Recife, que obteve nota 8,49 em uma escala de 0 a 10 pontos.

Tratando-se de capacidade, atualmente, o aeroporto da capital pernambucana também é o sétimo em quantidade de passageiros embarcados e o quarto do país em bagagens embarcadas. “O aeroporto do Recife tem fundamental importância para a economia do Estado, do Nordeste e do Brasil. Com a capacitação, vamos poder trazer mais turistas de lazer e de negócios. Esse ano estamos terminando o ano com nove milhões de passageiros que embarcaram e desembarcaram aqui. A expectativa é que ano que vem esse número supere os 10 milhões. Na hora que Pernambuco cresce, geramos mais emprego e renda. Portanto, as pesquisas apontam que o aeroporto tem um papel estratégico no ponto de vista da economia”, pontuou o ministro Sílvio Costa Filho.

O prefeito João Campos destacou que a ampliação reposiciona o aeroporto local como um dos que mais movimenta passageiros por ano, perdendo apenas para os terminais de Brasília e da região Sudeste, mas desbancando todas as outras regiões. O gestor também pontuou que, nas pesquisas dos principais sites de buscas, Recife aparece como a principal atração do fim de ano e que oportunidades de crescimento turístico como essas devem estar alinhadas com boa infraestrutura.  

“É muito importante ter esse equipamento de infraestrutura para o Recife. Destacamos que o nosso aeroporto recebe anualmente nove milhões de passageiros. Isso posiciona o Recife como a primeira capital fora do eixo sudeste e de Brasília a movimentar mais passageiros, superando todas as demais capitais. Com isso, a gente tem a expectativa que a nossa economia passe cada vez mais girar. O exemplo material disso é o réveillon da cidade, com a parceria público privado, que nos posiciona como a capital mais procurada nos sites de compra de passagens no Brasil. Isso significa um incremento de renda, receita e oportunidade. Isso movimenta toda uma cadeia produtiva e é fundamental termos um equipamento moderno para uma estrutura adequada”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.

Já a governadora Raquel Lyra defendeu que o aeroporto da cidade se torne uma das principais rotas turísticas do estado, mas ressaltou, junto ao ministro dos Portos, que a boa infraestrutura deve estar descentralizada e alcançar também os aeroportos do Sertão e Agreste. 

“A ampliação do aeroporto permite a gente captar novos voos internacionais e muito mais conforto para os passageiros que desembarcam aqui. O aeroporto do Recife é do Nordeste, é do Brasil. Agora temos a possibilidade de um aeroporto de maior qualidade para receber gente de todos os lugares do País e do mundo. Agora em janeiro temos a expectativa de voos diários para Portugal. Além disso, queremos retomar os voos diretos para a Espanha. São temas que são tratados diariamente, para podermos conectar mais emprego e renda. Pernambuco tem toda a vocação para fazer negócios e turismo”, disse a governadora. 

Quanto à chegada de obras ao interior, Silvio Costa Filho acrescentou: “Estamos trabalhando para que no primeiro semestre a gente possa anunciar esse novo aeroporto, para melhorarmos a malha aérea em nosso Estado”, em um trabalho, segundo ele, feito junto à Prefeitura de Caruaru.

COMENTÁRIOS dos leitores