Saúde mental: Você sabe o que são gatilhos emocionais?

Os gatilhos podem ser identificados tanto na fase infantil ou adulta e está diretamente ligado a memórias de sentimentos

seg, 18/12/2023 - 18:29
Pixabay Mulher sentada de cabeça baixa segurando boneca Pixabay

A saúde mental tem ganhado, felizmente, mais atenção nos debates sociais e levado as pessoas a procurarem cada vez mais se tratar. Nas terapias as vivências da infância e a fase adulta são avaliadas pelos especialistas. Durante o enfrentamento de dores ou sofrimento intenso na infância, cria-se uma memória do sentimento do momento. Já na fase adulta da vida, os gatilhos emocionais surgem e podem desencadear sentimentos de tristeza profunda. Nesses casos, a terapia com profissionais qualificados ajuda muito no processo de identificação e como lidar com isso. 

De acordo com a psiquiatra, Adriana Figueira, a não identificação desses tais gatilhos, pela maioria dos indivíduos, faz com que ocorra uma #repetição de situações dolorosas num ciclo de #dor quase infinito.

“Há um sentimento de inadequação ou #incômodo a determinadas situações sem aparentemente uma explicação”, pontuou.  Segundo a psiquiatra, não somos acostumados, nem ensinados a observar nossas emoções durante nossa vida. “Quem é meu paciente já me ouviu falar sobre isso! Mas, sem dúvida alguma, é preciso e, nesse caso, necessário. observar o que dá medo, o que entristece, o que irrita.. Há medo de rejeição, de abandono, de solidão? Há necessidade de aprovação?, observar com cuidado nossas reações a fatos e as emoções que eles trazem”, destacou.

Adriana Figueira ressaltou ainda que a avaliação pode ser o início de um processo de #cura, por isso, é tão importante ter o acompanhamento de um profissional específico nesses casos.

*Da assessoria 

COMENTÁRIOS dos leitores