Aproveite um dos 9 tipos de descanso para começar 2024

Descansar não está necessariamente ligado a passar o dia todo dormindo. Confira algumas sugestões para começar o próximo ano com as energias renovadas

seg, 25/12/2023 - 09:00

Quem vai aproveitar o fim de ano para descansar pode escolher entre opções interessantes para recarregar as energias para 2024. O LeiaJá separou nove sugestões para se preparar para o próximo ano sem ficar o dia todo na cama.

A neurocientista Livia Ciacci explica que a substância impõe limites ao funcionamento dos neurônios é a adenosina. A correria da rotina e o stress do trabalho fazem com que ela se acumule, o que pode começar a desligar os sistemas neurais que promovem a motivação. Nesse movimento, a adenosina também acaba acionando sistemas ligados à sensação de sonolência.

 “A pessoa sai do trabalho, chega em casa cansada, mas se ela tentar descansar ainda insistindo em esforço mental vai continuará em fadiga. O mesmo vale para quem se cansa de responder os e-mails do trabalho, senta-se para ver uma comédia e continua com as notificações de e-mail com o celular na mão”, explicou a especialista.

Já que descansar vai além de apenas dormir, escolha bem como dedicar o tempo disponível para repouso. O descanso físico envolve o sono reparador, o relaxamento muscular e atividades que intensifiquem a circulação sanguínea. Descansar o corpo deve envolver mais movimento do que ficar parado. Por isso, evite ficar muitas horas na mesma posição, seja sentado ou em pé.

O descanso mental começa quando você tira da cabeça todas as preocupações do dia a dia. Seja através de meditação, leitura ou atividades criativas, a dica é ter um hobbie oposto à atividade profissional. Para ter uma relação melhor com as obrigações que ficam martelando a mente, faça uma lista com todas as pendências e pensamentos difíceis. Depois escreva ao lado como vai como vai resolvê-los.

O descanso emocional parte do autoconhecimento. Quando se permite ser atravessado por certas sensações, seja através da expressão artística, conversas significativas ou até mesmo ouvindo música sozinho, é possível olhar para si e se reconhecer para identificar como lidar com certas emoções de forma saudável.

O descanso sensorial começa com o afastamento de luzes fortes e ruídos altos. Repouse em ambientes menos luminosos e evite a fadiga cerebral. Vale também se expor a sensações diferentes, como pisar na grama, e se aproximar da natureza para ouvir os pássaros.

O descanso social vem da conexão com familiares e amigos. Aproveite o tempo livre para conversar com pessoas que você não vê há um tempo, compartilhar histórias e recordar algumas lembranças. Reforçar esses laços é fundamental.

O descanso espiritual ocorre no contato com a religiosidade e conexão com a natureza. A gratidão oferecida pela espiritualidade vem junto dos sentimentos de solidariedade e comunhão.

O descanso criativo é o momento de liberar a imaginação. Seja na arte em geral ou em outras expressões, dê espaço para os impulsos criativos. Também vale se aproximar dos filhos, sobrinhos e amigos para brincar, montar um quebra-cabeça ou desenhar.

O descanso tecnológico é um dos mais necessários diante da rotina ligada a telas. Se desconecte de aparelhos eletrônicos e aproveite para desacelerar. O descanso nutricional passa pela escolha de alimentos com nutrientes para potencializar o corpo e oferecer uma boa recuperação. Sem alimentos processados nesse período, aposte em alimentos mais naturais, como frutas, legumes e verduras. 

COMENTÁRIOS dos leitores