2024: já é Ano Novo nos países oceânicos; confira imagens

Fuso-horário faz com que grandes cidades da Oceania celebrem o réveillon antes de outros países

por Vitória Silva dom, 31/12/2023 - 11:57
Fogos de artifício explodem em Sydney Izhar KHAN / AFP Fogos de artifício explodem em Sydney

Auckland, capital neozelandesa, foi a primeira grande cidade oceânica a comemorar a chegada de 2024. Devido ao fuso horário, a maior parte dos países da Oceania comemora o réveillon antes do restante do mundo. Na Nova Zelândia, o marco do Ano Novo é o show de pirotecnia, e a iluminação especial da Sky Tower - maior torre do país - e da ponte de Harbour. Milhares de pessoas se reuniram para assistir ao show, às 8h (no horário de Brasília).

Às 10h (horário de Brasília), foi a vez Sydney, na Austrália, comemorar a virada. Quiribati, Samoa, Polinésia e Tonga também já realizaram suas celebrações. Ao meio-dia (também no horário de Brasília), será a vez de países asiáticos como Coreia do Sul e Norte e Japão celebrarem o Ano Novo, e, às 13h, as Filipinas. A sequência continua pela Ásia, e então África, Europa e Américas.

DAVID GRAY / AFP

Ao todo, a Oceania possui 14 Estados soberanos (além de outras regiões administradas por países europeus), sendo eles Austrália (o maior do continente), Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Micronésia, Fiji, Quiribati, Nauru, Palau, Tonga, Tuvalu, Vanuatu, Ilhas Salomão, Ilhas Marshall e Samoa. A maior parte é de ilhas de origem vulcânica, população pequena e presença de diversas etnias indígenas.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores