Relembre fatos marcantes em Pernambuco em 2023

por Victor Gouveia dom, 31/12/2023 - 09:00

Vários acontecimentos em Pernambuco viraram notícia em 2023. O LeiJá separou alguns para que você possa relembrar o que foi destaque por aqui. Confira:

Nando Chiappetta/Alepe

1 - Pernambuco nomeia sua primeira governadora

Pernambuco avançou com a representatividade em 2023 ao empossar sua primeira governadora da história. Após as experiências como deputada estadual e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) foi nomeada para iniciar o mandato ao lado da vice Priscila Krause (Cidadania) no dia 1º de janeiro.

Júlio Gomes/LeiaJáImagens

2 - Três ataques de tubarão em duas semanas

Em um intervalo de 14 dias, três pessoas se envolveram em incidentes com tubarão no Grande Recife. No dia 20 de fevereiro, um surfista de 32 anos teve a panturrilha mordida na praia do Del Chifre, em Olinda. Em 5 de março, um adolescente de 14 anos foi atacado em frente à Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e teve a perna amputada. No dia seguinte, uma adolescente de 15 anos foi mordida na mesma praia e teve um braço amputado. O estado fechou 2023 com o acumulado de 77 ataques desde 1992.

 João Velozo/LeiaJáImagens

3 - Volta do Carnaval após pandemia

Depois de dois anos sem Carnaval por conta da Covid-19, os principais blocos voltaram às ruas em 2023. O Galo da Madrugada e o Homem da Noite reencontraram os foliões em seus desfiles tradicionais. A programação em Recife e nas ladeiras de Olinda também foi revivida com sentimento de alívio. Segundo o governo, a festividade deste ano teve a redução de cerca de 50% nos roubos e 30% nos furtos em relação a 2020.

Júlio Gomes/LeiaJáImagens

4 - Incêndio destrói no Lar Paulo de Tarso

Um incêndio causou a  morte de três crianças e uma cuidadora do Lar Paulo de Tarso, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, em maio deste ano. O local de acolhimento de crianças em situação de alta vulnerabilidade era ocupado por 15 menores, entre dois e 11 anos, e duas cuidadoras. A perícia apontou que uma pane elétrica em um dos ventiladores deu início às chamas.

Elaine Guimarães/LeiaJá Imagens

5 - Desabamento no Conjunto Beira Mar deixa 14 mortos

Em julho deste ano, um prédio do Conjunto Beira Mar, no bairro do Janga, em Paulista, desabou durante uma manhã chuvosa. Uma idosa e uma adolescente de 15 anos foram resgatadas com vida dos escombros, mas 14 pessoas morreram e sete ficaram feridas. Após o incidente, cinco blocos do residencial foram interditados. Dos 29 edifícios que compõem o condomínio, 22 foram fechados pela Defesa Civil.

 

6 - Enchentes deixam Mata Sul em estado de emergência 

crédito: Reprodução/Ascom

 

A Zona da Mata Sul também foi impactada pelas chuvas de julho. Com registros de enchentes, 15 cidades da região entraram em situação de emergência. Mais de 4 mil pessoas ficaram desalojadas e mais de 200 desabrigadas. O Governo do Estado atuou na desobstrução de vias e em outras ações emergenciais. As cidades atingidas foram: Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande e Xexéu.

 

7 - Jovem fica gravemente ferida após ser jogada de brinquedo no Mirabilandia

créditos: Arquivo pessoal

 

A professora de Inglês Dávine Muniz, de 34 anos, sofreu traumatismo craniano e outros ferimentos graves após ser arremessada do brinquedo Wave Swinger do Mirabilandia. Socorrida para o Hospital da Restauração no dia 22 de setembro, a paciente foi transferida para uma unidade particular e não responde a estímulos. A família e o parque de diversões travam uma disputa judicial pelo custeio do tratamento. Os parentes anunciaram uma vaquinha virtual para montar um home care.

 

8 - Chacina de Camaragibe deixa 9 mortos

crédito: Reprodução/Redes Sociais

 

Uma família inteira e dois policiais militares foram mortos no caso que ficou conhecido como a "chacina de Camaragibe". No dia 14 de setembro, Alex Samurai matou os agentes a tiros na comunidade Córrego do Jacaré. O crime desencadeou uma perseguição na madrugada e resultou na morte do próprio suspeito e de cinco familiares (a mãe, a companheira, dois irmãos e uma irmã). Uma gestante de 19 anos também foi baleada e morreu após dar à luz. Um inquérito foi instaurado e, cerca de três meses depois da ação, a Polícia Civil prendeu cinco policiais militares suspeitos de envolvimento nas execuções.

 

9 - Casamento de bilionário fecha ponto turístico em Noronha

crédito: Reprodução/Redes Sociais

 

O casamento do empresário brasileiro Henrique Dubugras com a engenheira de software Laura Fiuza, em Fernando de Noronha, deu o que falar em outubro. O Forte dos Remédios, um dos pontos turísticos mais visitados da ilha, foi fechado por 10 dias para receber a cerimônia. Três pousadas de luxo foram reservadas para os 400 convidados e 300 pessoas assinaram contrato de confidencialidade para trabalhar no evento. Ao invés de presentes, o casal pediu doações para organizações não governamentais. Henrique é um dos donos da Brex, fintech especializada em disponibilizar cartões corporativos para startups. Seu patrimônio é avaliado em cerca de R$ 7 bilhões.

COMENTÁRIOS dos leitores