Mirabilândia: em estado gravíssimo, Dávine é transferida

Vítima de acidente em brinquedo no parque de diversões corre risco de óbito e não responde a estímulos

por Vitória Silva qui, 11/01/2024 - 11:34
Vitória Silva/LeiaJá Dávine Muniz, do Caso Mirabilândia, foi transferida de hospital nesta quinta (11) Vitória Silva/LeiaJá

A professora Dávine Muniz, de 34 anos, vítima de um acidente em um brinquedo do parque de diversões Mirabilândia, em Olinda, no Grande Recife, foi transferida para um novo hospital nesta quinta-feira (11). Agora, o plano de tratamento dela seguirá em uma unidade de saúde particular na Ilha do Leite, no Recife, por conta do próprio plano de saúde. Dávine, que segue em estado gravíssimo e internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), corre risco iminente de óbito e não responde mais a nenhum estímulo, segundo informações da família no local. 

Atualmente, a casa de Dávine está sob reforma para obter as adaptações necessárias de um home care de alta complexidade. De acordo com Ricardo Lima, primo da vítima, a previsão é de que a transferência para o cuidado domiciliar ocorra entre 45 e 60 dias. 

“Nós tínhamos programado, há mais ou menos um mês, o processo de desospitalização da Dávine. Esse processo requer tudo o que ela precisava ter feito, que são as cirurgias e procedimentos invasivos, já feitas no Hospital São Marcos. A partir daí, ela vai dar continuidade ao plano de tratamento clínico dela. Essa parte clínica será feita aqui, no hospital de transferência, e ela vai ficar sob responsabilidade do plano de saúde dela”, informou o familiar. 

Perguntado sobre a relação da família com o Mirabilândia, Ricardo informou que, por questões judiciais, o parque não mais será citado pela família. As partes realizaram um "acordo em favor de Dávine" e se responderão de forma equivalente (leia a nota da representação jurídica ao fim da reportagem). Ou seja, os advogados do parque e da família se comunicam entre si. O plano de saúde de Dávine segue sendo pago pela empresa, ainda que a vítima não possa trabalhar. Sobre os custos de coparticipação do plano, Ricardo informou que também já estão garantidos, mas não especificou se a despesa está ou não presente no acordo. O home care também será acionado através do plano.

Na nota emitida pelas advogadas da família, na tarde desta quinta-feira (11), foi concluído que, pela irreversibilidade no estado de saúde da paciente, "sem perspectiva de novas intervenções de grande complexidade", as partes conseguiram chegar a um acordo extrajudicial. A representação esclareceu que o Mirabilândia custeou a internação de Dávine nesses quase quatro meses. Apesar da nota revelar que o acordo foi em favor do suporte a Dávine, não é possível saber os detalhes da atenção continuada do parque em relação à paciente, pois há cláusula de confidencialidade nos termos, visando a preservação dos direitos da vítima.

Embed:
 

LeiaJá também

- - > 'Família de Dávine anuncia vaquinha para custear home care'

--> 'Davine apresenta instabilidade e tem cirurgia suspensa'

Estado de saúde 

A transferência de Dávine Muniz aconteceu entre dois hospitais particulares na área central do Recife, por volta das 9h45 desta quinta-feira (11). “Não houve nenhuma intercorrência, e ela está sendo agora acomodada na UTI do primeiro andar, mas o quadro dela ainda é muito grave e requer muitos cuidados. Se a casa dela estivesse pronta, possivelmente, com alguns ajustes, ela teria condições de ir para casa. Dávine não responde mais a nenhum estímulo e nem tem qualquer comunicação, hoje, conosco”, informou Ricardo Lima. 

Apesar da possibilidade de cuidado familiar, a situação da vítima não deve ser alterada. “Há previsão zero de qualquer melhora. Ela não progride mais, é cerca de 99% irreversível. Não sei nem se posso dizer que é um estado vegetativo, ela corre risco de entrar em óbito a qualquer momento. É um caso muito, muito sério”, concluiu o primo. 

O caso 

A professora de inglês Dávine Muniz, de 34 anos, ficou gravemente ferida após ser arremessada quando estava no brinquedo "Wave Swinger", no parque de diversões Mirabilândia, em Olinda, em 22 de setembro de 2023. No dia do acidente, ela foi admitida no Hospital da Restauração (HR), no Recife, apresentando um quadro de traumatismo cranioencefálico (TCE) grave e fratura de membros superiores. Dávine ficou no HR por 11 dias e foi transferida para o Hospital São Marcos, no bairro da Boa Vista, no Recife, até ser transferida, nesta quinta-feira (11), para o Hospital da Ilha do Leite. 

Depois de uma breve melhora no quadro clínico, Dávine passou a reagir a estímulos e chegou a mexer os dedos e piscar os olhos. No entanto, a situação piorou à medida que contraiu algumas infecções no ambiente hospitalar, de acordo com o primo. Após conversar com os médicos, a família decidiu pelo cuidado domiciliar. Atualmente, a família Muniz possui uma vaquinha aberta, voltada a conseguir fundos para o home care. As doações podem ser feitas no site vakinha.com.br/4309632 ou através do Pix 906.620.674-87 (Chave CPF) no nome de Valéria Muniz.

Nota do jurídico (na íntegra)

"A Assessoria Jurídica de Dávine Muniz, por meio da presente nota, esclarece que enquanto estivera internada no Hospital São Marcos, os procedimentos médicos e intervenções cirúrgicas necessários ao restabelecimento de sua saúde foram executados com notável competência por todos de sua equipe e custeado pelo Mirabilandia. Contudo, no momento, Dávine se encontra sem perspectiva de novas intervenções de grande complexidade. 

Esclarece, ainda, que Dávine está em processo de desospitalização para continuidade do tratamento em Home Care, considerando o alto risco de contrair infeções no ambiente hospitalar. Por fim, informa que após novas tratativas realizadas com o Jurídico do Parque Mirabilandia, as partes firmaram um acordo extrajudicial em favor de Dávine, o qual possui cláusula de confidencialidade de seus termos, com o propósito de resguardar os seus direitos. 

Sendo essas as informações a serem prestadas em nome da família de Dávine, externamos os seus agradecimentos por todo o apoio prestado e orações que receberam da sociedade e da imprensa."

 

COMENTÁRIOS dos leitores