Governo de Pernambuco oficializa troca de comando da PMPE

Passagem do comando foi registrada no Diário Oficial no último dia 22 e teve solenidade de troca, no quartel do Derby, nesta sexta-feira (26)

por Vitória Silva sex, 26/01/2024 - 14:58
Vitória Silva/LeiaJá O secretário Alessandro Oliveira ao lado dos coroneis Ivanildo Torres e Tibério Santos Vitória Silva/LeiaJá

O Governo de Pernambuco oficializou, em solenidade nesta sexta-feira (26), a troca de comando da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). No cargo desde 2023, o coronel Tibério César dos Santos deixa o posto para dar lugar ao coronel Ivanildo Torres, novo comandante-geral. O evento aconteceu na presença da governadora Raquel Lyra (PSDB) e do secretário de Defesa Social Alessandro Carvalho, no Quartel de Comando-Geral (QCG), no Derby, área central do Recife. 

A troca foi formalizada no último dia 22, através de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). Também houve troca no comando da Polícia Civil, que exonera a delegada Simone Aguiar e empossa o delegado Renato Márcio Rocha Leite. Em seus discursos, os coronéis Tibério e Ivanildo, substituído e substituto no comando geral da PM, enfatizaram diferentes desafios e demandas da categoria militar. 

"O maior desafio de um oficial superior é comandar um batalhão neste contexto em que estamos vivendo. Foi um ano difícil, eu sei, mas não tenho dúvidas de que seria muito pior se os senhores não estivessem à frente de suas tropas, com o empenho e a dedicação que vocês colocaram junto às unidades operacionais. Senhores e senhoras, vocês são muito mais do que números. São muito maiores e mais preciosos do que os números que vocês obtiveram em 2023", declarou o coronel Tibério, que manteve como cerne de seu discurso a preocupação com a saúde mental das tropas, a cobrança por melhores indicadores e os desafios de combater a criminalidade. 

Já o coronel que assume, Ivanildo Torres, fez uma fala voltada ao futuro da segurança pública no estado e pediu por “unidade” entre as forças e por tropas motivadas.  

"Comandar é entender que o sucesso coletivo é o resultado do esforço de todos. É com grande honra e grandes responsabilidades que assumo o cargo. É um momento de reconhecer a importância da segurança pública e a necessidade de fortalecer os laços entre as instituições e a comunidade que juramos proteger. [...] Não acredito em coincidências. Assumo o comando em janeiro, mês de conscientização sobre o cuidado com a saúde mental. Precisamos cuidar uns dos outros. Eu cuidarei de vocês [PM], e vocês cuidarão de mim. Sim, nós sangramos e temos dores e medos, afinal, somos homens e mulheres, apenas”, disse o novo comandante-geral. 

Coronel substituído 

O coronel Tibério César dos Santos incorporou às fileiras da Polícia Militar em 1993, na Academia de Polícia Militar do Paudalho. Foi declarado aspirante-a-oficial em 1995, sendo classificado no 1º Batalhão de Polícia Militar. O oficial desempenhou as funções de subcomandante do 3º BPM, comandante do 14º e do 4º batalhão de Polícia Militar, Assistente do Comando Geral, diretor de apoio logístico, diretor de saúde, diretor adjunto da DINTER 1, diretor adjunto da DINTER 2 e diretor de apoio ao Sistema de Saúde. Atualmente ocupava a função de diretor geral de administração da PM. 

Coronel substituto 

O novo comandante da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, ingressou na corporação em 1995. Ele possui duas graduações no curso de formação de oficiais pela Academia de Polícia Militar do Paudalho, sendo os bacharelados em direito e licenciatura em filosofia, além de pós-graduação em capacitação pedagógica, gestão de segurança pública, planejamento organizacional e gerenciamento de desastre em emergências. 

Foi oficial subalterno na Rádio Patrulha, no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) e no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Gerenciou crises como a queda do avião da Air France, a paralisação dos caminhoneiros e a interdição do edifício do Holiday. Também detém a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, Medalha do Mérito da Casa Militar, Medalha do Mérito Penitenciário, Medalha da Ordem do Mérito Guararapes do Estado de Pernambuco, entre outras condecorações. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores