PE divulga Carnaval fora do país para atrair estrangeiros

O secretário de Turismo, Daniel Coelho, comentou sobre as estratégias para que turistas estrangeiros venham vivenciar a experiência do Carnaval de Pernambuco

por Victor Gouveia sex, 26/01/2024 - 11:25
Reprodução/Redes Sociais O secretário de Turismo, Daniel Coelho, se diverte em trio elétrico no Galo da Madrugada Reprodução/Redes Sociais

A expectativa da Secretaria de Turismo é que Pernambuco receba mais visitantes internacionais no Carnaval. Após fechar 2023 com o aumento de turistas estrangeiros, o governo ampliou o investimento em publicidade dentro e fora do país para aquecer a economia com a presença de mais foliões.

Cerca de 315 mil turistas de fora o país visitaram o estado no ano passado, enquanto 2022 registrou a passagem de 180 mil estrangeiros ao longo do ano. Os visitantes que curtiram o último Carnaval ajudaram a movimentar R$ 2,5 bilhões na economia local e a projeção do secretário Daniel Coelho é que R$ 3 bilhões sejam inseridos durante a festividade deste ano.

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A campanha para divulgar Pernambuco como um destino turístico foi intensificada em agosto, com foco no verão. Daniel prevê o crescimento de 20% na movimentação turística nos meses de calor, com a expectativa próxima a 100% de ocupação no Litoral e em Fernando de Noronha.

O secretário explicou que a estratégia para o exterior foi divulgar o estado em locais com voo direto, tendo a Argentina entre os países que receberam maior atenção.

"Nós fomos buscar, em primeiro lugar, centralizar as ações de divulgação nos locais que têm volume de turistas vindo para o estado. Havia uma coisa muito dispersa. Se fazia essa divulgação em locais onde não tinha voo direto, em países que tinham números insignificantes de turistas vindo para cá [...] ao longo de 2023 e agora, iniciando o 24, a gente foi buscar as divulgações casadas com a liberação de novos voos. Então, a Argentina, por exemplo, é o principal emissor de turistas internacionais para Pernambuco. Nós demos um foco forte na Argentina, tanto na publicidade como na visita aos operadores turísticos. Mesma coisa que foi feita no Uruguai, está sendo feita em Portugal", esclareceu o gestor.

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Daniel Coelho também disse que vende o Carnaval de Pernambuco como um "Carnaval de experiência" para tirar os brasileiros de outros estados da TV. "É uma experiência que precisa ser vivida, não assistida", definiu.

"Pela primeira vez a gente fez uma linha de comunicação especial para os estados fora do Nordeste, porque o turista de Alagoas, da Paraíba, Rio Grande do Norte, ele conhece um pouco da cultura da gente, ele entende um pouco o que é o nosso carnaval. Se ele já não veio pessoalmente, ele tem um amigo que veio, ele tem um parente. Já o turista do Centro-Oeste, de Minas Gerais, de São Paulo, que são estados que têm uma boa procura para Pernambuco, esse é um turista que muitas vezes não conhece ainda o nosso carnaval, assistiu pela televisão alguma coisa, mas não conhece de perto, por isso que a gente fez toda uma linha de comunicação com filmes diferenciados e sempre mostrando que o carnaval de Pernambuco é um carnaval de experiência", destacou.

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Investimento em Segurança

O Carnaval de 2024 tem a Segurança Pública como grande desafio. A recente troca de comando das policiais Militar e Civil deixou um cenário de incerteza um ano após a atual gestão entregar resultados positivos em seu primeiro período momesco.

Os índices de roubos diminuíram e nenhuma morte foi registrada nos polos de festa em 2023. O resultado se deu pelo investimento de R$ 11,5 milhões - o maior da história - que garantiu o maior contingente de segurança já visto.

O secretário de Turismo antecipou que deve haver um investimento extra de R$ 20 milhões na Secretaria de Defesa Social (SDS), em pagamentos de diárias e deslocamento de efetivo, para garantir força total durante a comemoração deste ano.

A SDS foi procurada pela reportagem para confirmar a expectativa de investimento extra, mas não respondeu até a publicação.

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