Ataque em igreja italiana em Istambul deixa um morto

Ataque armado ocorreu no momento em que uma missa era celebrada

dom, 28/01/2024 - 09:26
Yasin Akgul A cidade de Istambul, em imagem de 18 de janeiro de 2021 Yasin Akgul

Uma pessoa morreu neste domingo (28) em uma igreja italiana de Istambul, Turquia, durante um ataque armado no momento em que uma missa era celebrada, informou o ministério do Interior.

O ataque foi executado por volta de 11h (5h de Brasília) no distrito Sariyer de Istambul por um grupo de homens encapuzados, informou o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, nas redes sociais. Uma investigação foi aberta, acrescentou.

Policiais e ambulâncias foram enviados ao local, segundo imagens exibidas por canais de televisão.

Segundo o ministro, uma pessoa que acompanhava a cerimônia, identificada com as iniciais C. T., morreu no ataque.

"Condenamos com veemência este ataque desprezível", afirmou Yerlikaya.

Os criminosos atiraram contra um cidadão em plena missa, disse Omer Celik, porta-voz do Partido pela Justiça e Desenvolvimento (AKP), que governa a Turquia.

"Nossas forças de segurança estão realizando uma investigação em larga escala", declarou. "Aqueles que ameaçam a paz e a segurança dos nossos cidadãos nunca alcançarão seus objetivos", acrescentou.

Após a bênção do Angelus, o papa Francisco falou sobre o ataque.

"Expresso minha proximidade com a comunidade da igreja Santa Maria Draperis de Istambul, que durante a missa foi alvo de um ataque armado que deixou um morto e vários feridos", declarou o pontífice após a oração do Angelus na Praça de São Pedro, Vaticano.

A motivação do ataque ainda não foi determinada.

Em dezembro, as forças de segurança turcas prenderam 32 pessoas suspeitas de integrar o grupo extremista Estado Islâmico (EI) e de planejar atentados contra sinagogas, igrejas e a embaixada do Iraque.

As detenções aconteceram em nove cidades, incluindo Istambul e Ancara, a capital.

Nos últimos meses, a Turquia reforçou as operações contra os membros do EI, grupo que reivindicou vários atentados no país, incluindo o de 1º de janeiro de 2017 contra uma casa noturna de Istambul, que deixou 39 mortos.

COMENTÁRIOS dos leitores