Coreia do Norte dispara vários mísseis de cruzeiro

O lançamento aconteceu poucos dias após Pyongyang disparar vários mísseis de cruzeiro em direção ao Mar Amarelo

dom, 28/01/2024 - 08:27
Jung Yeon-je Monitor de TV em estação ferroviária de Seul exibe noticiário sobre lançamento de míssil norte-coreano Jung Yeon-je

A Coreia do Norte disparou neste domingo (28) vários mísseis de cruzeiro, informou o Exército da Coreia do Sul, em um momento de grande tensão entre Pyongyang e Seul.

"Nossas Forças Armadas detectaram vários mísseis de cruzeiro não identificados disparados perto das águas que cercam a região norte-coreana de Sinpo às 8h de hoje" (20h de Brasília de sábado), afirmou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul em um comunicado.

O lançamento aconteceu poucos dias após Pyongyang disparar vários mísseis de cruzeiro em direção ao Mar Amarelo, o que o país classificou de nova geração de mísseis de cruzeiro estratégicos.

O Norte intensificou os testes de armas durante janeiro, incluindo o que chamou de "sistema de armas nucleares subaquáticas" e um míssil balístico hipersônico que utiliza combustível sólido.

O Estado-Maior Conjunto sul-coreano afirmou que o lançamento está sendo analisado pelas autoridades de inteligência do Sul e dos Estados Unidos, que também "monitoram outros movimentos e atividades da Coreia do Norte".

Ao contrário dos mísseis balísticos norte-coreanos, os testes de mísseis de cruzeiro não estão proibidos pelas sanções da ONU.

Os mísseis de cruzeiro são frequentemente propulsionados por motores a jato e voam a altura menor que os mísseis balísticos, o que dificulta a detecção e interceptação.

Pyongyang anunciou na quinta-feira que executou um dia antes o primeiro teste de uma nova geração de mísseis estratégicos de cruzeiro, o Pulhwasal-3-31.

O teste foi parte de um "processo de constante atualização do sistema de armas e uma atividade regular e obrigatória", afirmou a agência oficial KCNA.

A agência não divulgou quantos mísseis foram lançados na ocasião.

COMENTÁRIOS dos leitores