Aécio faz duras críticas ao governo do PT

Segundo o senador, o PT governa por meio de favores e não divide responsábilidades

sab, 19/05/2012 - 17:01
Marionaldo Júnior/LeiaJáImagens Em sua passagem por Pernambucao, senador falou de CPI e seca Marionaldo Júnior/LeiaJáImagens

Em visita a Pernambuco o senador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) fez duras criticas ao governo do PT. “Nosso partido é responsável por todo esse plano econômico que foram implantados no Brasil. Essa agenda de macro economia com meta de inflação, câmbio flutuante, superávit primário, passando pela modernização do estado com as privatizações é do nosso partido. Também com a lei de responsabilidade fiscal fomos nós que demos início aos programas de transferência de renda. Essa é uma agenda do PSDB”, comentou Aécio.

Nesse ano, o plano real completa sua maioridade. Fará 18 anos, em junho e o PSDB vai revisitar sua história e assumir o legado de ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na intenção de avançar nas grandes reformas. “São as agendas das reformas de 12 anos atrás que continuam sendo os principais assuntos de hoje. Entre elas, destacaria a repactuação da federação para se transformar num estádio unitário. O governo federal gosta de fazer favores aos estados e municípios e não divide responsabilidades. São inúmeras as oportunidades perdidas de fortalecimento do municípios", destacou Neves        

Segundo o senador, não houve no governo do um planejamento, uma nova agenda que criasse novos programas. “Estamos nos preparando para apresentar uma agenda para os próximos 20 anos, dando atenção ao desenvolvimento, onde a gestão pública de qualidade se introduza na máquina federal, coisa que não acontece atualmente. Uma visão pragmática de política externa a favor dos interesses do Brasil e não em função de um alinhamento ideológico, que a meu ver é atrasado.

Sobre a CPI, ele criticou a não convocação para depoimento de governadores para depor. “Se os indícios forem fortes, os governadores devem ser chamados, não somente do PSDB que é minoria, mas aqueles que fazem parte da maioria. Nós propusemos a divisão do comando da CPI e da responsabilidade de sua condução como acontecia no passado. A oposição e a situação dividiam a presidência e a relatoria. A base do governo resolveu se apropriar de todos os espaços sendo sua a total responsabilidade", declarou Aécio.

Ele também falou sobre os problemas que a seca tem acarretado ao sertão nordestino. O senador mineiro foi solidário. “Aqui vai minha solidariedade dos mineiros, pois essa estiagem mostra uma fragilidade que governo federal tem.”

Já o presidente nacional do partido e deputado Sérgio Guerra (PSDB), que também participou da reunião com o governador Eduardo Campos, comentou sobre as alianças no âmbito dos municípios de Pernambuco. “Essa agenda a gente vai discutir com bastante tranqüilidade“, falou sobre as futuras coligações no pleito municipal. 

COMENTÁRIOS dos leitores