TJPE nomeará magistrados
Na última sexta-feira (25) a Corte Especial do Tribunal de Justiça do TJPE homologou o resultado final que teve 49 aprovados
No próximo dia 5 de junho, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) anunciará a data de nomeação dos magistrados aprovados no concurso para provimento do cargo de juiz substituto de 1ª Entrância. Na última sexta-feira (25) a Corte Especial do Tribunal de Justiça do TJPE homologou, por unanimidade, o resultado final, que teve cerca de 5.400 inscritos e 49 candidatos aprovados.
De acordo com o presidente da comissão organizadora do certame, desembargador Francisco Bandeira de Mello, o trabalho do grupo teve início ainda em 2009. A comissão do concurso foi formada também pelos desembargadores Alexandre Assunção e Mauro Alencar de Barros, inicialmente, e pelo representante da OAB-PE José Carlos Cavalcanti de Araújo. Como membros suplentes, os desembargadores Ricardo Paes Barreto e Eduardo Sertório, e o advogado Paulo César Maia Porto.
Na cerimônia de homologação do concurso, o corregedor geral de Justiça, desembargador Frederico Neves, que tem 27 anos de magistratura ressaltou que o juiz deve ser “dotado de senso ético e de firme consciência moral”. Frederico Neves ainda reforçou que “esse imperativo ético do julgador passa pela preservação da imparcialidade, e pela cultura de uma atualização continuada, para além da urbanidade e respeito no trato com as pessoas e observância dos horários de expediente".
Durante a cerimônia, foram eleitos os integrantes da comissão de organização do próximo concurso de juiz substituto, que já está sendo planejado. O desembargador Jorge Américo foi eleito o presidente do grupo. Ainda integrarão a comissão os desembargadores Marco Maggi e Eduardo Sertório. Já os membros suplentes serão os desembargadores Roberto Maia e Antônio Carlos Alves.
Segundo o desembargador Jovaldo Nunes, a expectativa agora é nomear os candidatos o mais breve possível, “pois o Judiciário está precisando”.