Prefeito consegue vitória na Justiça
Decisão do juiz Francisco Julião valida a lisura do processo das prévias do PT do Recife
O prefeito do Recife, João da Costa (PT) conquistou na Justiça uma vitória em relação à validação das prévias do PT, na qual obteve mais de 51% de votos dos militantes e lideranças locais do partido. A decisão da 3ª vara cível de Recife, emitida pelo juiz Francisco Julião, nega o pedido de arquivamento da liminar que legitimou a lista de 33 mil militantes como aptos a votarem nas prévias do partido disputadas entre o prefeito e Maurício Rands, no dia 20 de maio.
A decisão judicial acontece poucos dias antes de ser julgado o processo impetrado por João da Costa junto ao Diretório Nacional do PT, que solicita o cancelamento do resultado tomado pela Executiva Nacional em 5 de junho, quando preteriu seu nome da disputa eleitoral do Recife.
Para o secretário-geral do PT em Recife, Rosano Carvalho, a decisão apenas reconhece a legalidade da votação das prévias. “Ela não entra no mérito da escolha do candidato, uma vez que esta decisão cabe, apenas, ao partido. Também acredito que a deliberação não influenciará o julgamento do Diretório Nacional do partido, até porque esta não é uma sentença judicial”, avaliou Rosano.
O secretário-geral do PT, também entende que a decisão da executiva nacional em escolher Humberto Costa como o candidato do PT à Prefeitura do Recife será mantida pelo Diretório Nacional. “A decisão da executiva levou em conta o desgaste dos candidatos João da Costa e Maurício Rands durante o processo das prévias e por isso surgiu um terceiro nome, o de Humberto. O partido também levou em conta a manutenção da prefeitura da cidade. Portanto, não acredito que esta decisão seja alterada”, reforçou.