Morre o ex-governador da PB, Ronaldo Cunha Lima

sab, 07/07/2012 - 16:14

O Estado da Paraíba está de luto. O ex-govenador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima, faleceu na manhã deste sábado (7), por volta das 9h, em seu apartamento, no bairro de Tambaú, em João Pessoa. Ele tinha 76 anos e desde julho do ano passado lutava contra um câncer no pulmão esquerdo, e na última sexta-feira, foi colocado em coma induzido devido à gravidade de seu estado de saúde. Os filhos, a esposa e os netos estavam ao lado do ex-governador no momento de sua morte, no quarto onde estava montada uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já há alguns meses.

O corpo do ex-governador está sendo velado a partir ddesde às 14h no Palácio da Redenção, sede do governo paraibano, em Jaguaribe, João Pessoa. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio, a previsão é de que a cerimônia aconteça até às 18h quando o corpo será levado para a cidade de Campina Grande, onde será velado na Pirâmide do Parque do Povo até o sepultamento, marcado para às 16 horas do domingo (8), no cemitério Monte Santo.

O Parque do Povo foi cedido pelo prefeito Veneziano Vital do Rego como uma homenagem ao ex-prefeito e criador do Parque, cuja projeção nacional do município em ter o "Maior São João do Mundo" se deu em seu governo.

Ronaldo Cunha foi senador da república, deputado federal e um dos políticos mais carismáticos e populares que o Estado já teve. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) anunciou em seu microblog twitter a morte do pai, quando aproveitou para dizer que "os poetas não morrem" e que "após uma vida digna, Ronaldo descansou". Cássio é apontado como seu principal herdeiro político. 

Em nota, a Executiva Nacional do PSDB lamentou a morte do senador. Confira, na íntegra:

“O PSDB tem a triste missão de confirmar neste sábado a morte do ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima, de 76 anos, que lutava desde 2011 contra um câncer no pulmão. Nos solidarizamos com os familiares deste que foi uma das maiores lideranças políticas do Nordeste, entre eles o também ex-governador e hoje senador Cassio Cunha Lima (PSDB-PB).



‘O Brasil, em especial o Nordeste, perdeu hoje uma de suas lideranças mais importantes. A generosidade foi a grande marca de sua trajetória política de quase 50 anos. Um caminho que se conseguiu tornar mais leve com a sua poesia e as dezenas de livros que nos deixa como herança maior’, lamentou o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE).”

*Com informações de Valter Versalhes

COMENTÁRIOS dos leitores