Candidatos participam de primeiro debate na web

Educação e saúde foram as áreas mais destacadas durante o debate

qui, 09/08/2012 - 22:52
Chico Peixoto\LeiaJáImagens

O primeiro Webdebate político realizado pelo Portal LeiaJá, contou com a presença de três candidatos a prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), Roberto Numeriano (PCB) e Esteves Jacinto (PRTB). Eles se reuniram na Business School Mauricio de Nassau para apresentar suas propostas de campanha durante quase duas horas, na noite desta quinta-feira (9).



O debate foi dividido em quatro blocos, sendo o primeiro usado para apresentação dos candidatos. No segundo, o eleitor fez perguntas aos postulantes abordando temas que foram discutidos na pesquisa Agenda Recife. O primeiro confronto entre os candidatos se deu no terceiro bloco quando eles puderam fazer perguntas entre si. O quarto e último bloco serviu para as considerações finais dos postulantes.



Geraldo Julio (PSB) apresentou a oportunidade para apresentar sua proposta na área de educação. O postulante deu ênfase, especialmente ao ensino superior aumentando o acesso dos alunos de escolas públicas à universidade. 



“Quando assumir a prefeitura do Recife, pretendo criar o Prouni municipal, ajudando os estudantes das escolas públicas a cursar o ensino superior. Assim vamos desenvolver bolsas de estudos a partir de incentivos fiscais junto a instituições de ensino privado, o ISS será um dos impostos que podem atender essa demanda”, declarou.



O candidato Jacinto Esteves fez comentários sobre a malha viária da capital pernambucana. “O que acontece no Recife e seus problemas são resultado das promessas feitas a cada eleição e que, depois, são esquecidas e tratadas como irrelevantes. Mas nós vamos buscar conversar com a população, abrir um diálogo com o povo. Não tenho dúvidas de que um governo com participação do seu povo é um ótimo governo. O meu partido tratará bem desta questão”, enfatizou Jacinto.



Ao responder a tréplica, o candidato criticou a postura política do candidatos burgueses e mauricinhos. “Há uma necessidade de conhecer a realidade do povo. Prefeito que não coloca o pé na lama para ajudar a população não funciona”, declarou.



Roberto Numeriano criticou a atual rede municipal de saúde, em especial as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “A gente não pode apenas construir UPAs. Esses espaços não têm condições de atender a população. A UPA é uma solução provisória”, falou Numeriano.



O candidato do PCB também fez comentários sobre as Unidades de Saúde da Família (USFs) no Recife. “Os postos não têm especialistas e nem a quantidade de médicos necessária”, disse. “Vamos fazer concurso público para aumentar os atendimentos e que mais famílias sejam beneficiadas”, prometeu Numeriano.

COMENTÁRIOS dos leitores