Humberto promete construir um novo mercado em afogados

O candidato também pretende implantar um conselho municipal para atender o setor

seg, 27/08/2012 - 07:17
Sérgio Figueirêdo|Grão Fotos “Há uma degradação natural dos mercados principamente pelo grande fluxo de gente e o aumento do poder aquisitivo, por isso é necessário um trabalho permanente Sérgio Figueirêdo|Grão Fotos

O candidato a prefeito do Recife, Humberto Costa (PT), visitou na manhã do último sábado (25), o mercado público e a estação de metrô do bairro de afogados e levou suas propostas para melhorar a estrutura do local. Muitos comerciantes reclamaram da precariedade dos serviços da gestão do prefeito João da Costa (PT) sobre a limpeza urbana e os alagamentos nas ruas que ficam entorno da área. Na ocasião, o candidato apresentou a proposta de construir um novo mercado, além de implantar uma política especifica para atender o setor, criando um conselho municipal, onde os locatários dos boxes poderão participar dando ideias e opiniões.



Sobre as reclamações dos comerciantes a respeito da falta de assistência do poder público, Humberto defendeu que vários fatores contribuíram para essa situação. O problema da atual gestão é uma das coisas que motivaram o debate sobre quem representaria o partido nessa disputa municipal. “Há uma degradação natural dos mercados principamente pelo grande fluxo de gente e o aumento do poder aquisitivo, por isso é necessário um trabalho permanente. Vou buscar recursos no Ministério do Turismo, no Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e das Cidades. Aqui precisa ser feito um novo mercado”, declarou o petista.



Entre todos os mercados do Recife, o de afogados é o que apresenta uma situação mais difícil, sem controle urbano das ruas e calçadas, estacionamento ou integração com a estação de metrô. Outro grande problema está no comércio informa. De acordo com Humberto, disciplinar e organizar os ambulantes em um novo mercado é uma das prioridades. “É preciso fazer uma medida radical, inclusive desapropriando imóveis da área, criando um estacionamento e bicicletário para quem vem ao metrô e ao centro comercial. Também vamos disciplinar e organizar os ambulante com a ampliação do espaço”, enfatizou Humberto.



Ele também pretende municipalizar os mercados do Engenho do Meio e Areias, Além de relocar os feirantes que ficam nas ruas entorno do mercado de São José para uma área que já foi desapropriada. “De fato, muito do que foi conquistado na gestão de João Paulo não está funcionando, mas temos lugares que a situação é razoável como o mercado da Madalena, Encruzilhada e Boa Vista. É necessário manutenção e reformas constantes, padronizando todos.”



Sobre as afirmações do governador Eduardo Campos e de seu afilhado político, o candidato a prefeito Geraldo Julio (PSB), de que o PSB venceu o primeiro tempo dessas eleições, Humberto não quis entrar em polêmica. “A eleição é dia 7 de outubro, aí a gente vai saber quem realmente vai ganhar”, pontuou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores