Marta Suplicy toma posse como ministra da Cultura

A cerimônia realizada no Palácio do Planalto contou com a presença de outros ministros de Estado, parlamentares e artistas

qui, 13/09/2012 - 12:10
Roberto Stuckert Filho/PR Antes de se licenciar do Senado, Marta garantiu a aprovação da PEC da Cultura Roberto Stuckert Filho/PR

Marta Suplicy (PT-SP) tomou posse nesta quinta-feira (13) como ministra da Cultura. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, contou com a presença de outros ministros do Estado, parlamentares e artistas. A nomeação de Marta foi publicada na edição desta quinta do Diário Oficial da União, onde também consta a exoneração da ex-ministra Ana Maria Buarque de Hollanda.

A presidente Dilma Rousseff demonstrou confiança no trabalho que poderá ser feito por Marta. “Ela vai dar conta de tudo. Ela tem a experiência necessária para exercer o cargo de ministra da Cultura e ela será muito útil no meu governo”, frisou. De acordo com o Orçamento enviado pelo Executivo para a aprovação no Congresso Nacional, a pasta terá R$ 3 bilhões, além de outros R$ 2,2 bilhões que poderão ser mobilizados pela Lei de Incentivo à Cultura. De acordo com o Dilma, os recursos são 65% maiores que o disponibilizado em 2012.

Em discurso, Marta Suplicy disse estar feliz por integrar o governo da presidente Dilma e homenageou o atual presidente do Senado, José Sarney, que criou a primeira lei de incentivo a cultura quando foi presidente da República. Ela também lembrou dos três ex-ministros Gilberto Gil, Juca Ferreira e Ana de Hollanda e agradeceu o emprenho dos senadores que aprovaram, nessa quarta-feira (12), a emenda à Constituição que cria o Sistema Nacional de Cultura, que prevê uma ampliação progressiva de recursos par a cultura. “Agradeço pela aprovação da PEC da Cultura e já peço aos deputados que tenham o mesmo empenho na aprovação do vale cultura, que fará uma revolução na vida do povo. Temos diversidade e frescor de ideias e o motor da cultura: a criatividade. Temos que trabalhar para que os artistas possam viver de suas artes”, destacou.

Marta Suplicy é psicóloga e atua na política hás mais de 30 anos. Ela já foi prefeita de São Paulo, deputada federal e agora está licenciada do Senado, onde era vice-presidente. Quem assume a cadeira dela no Senado é o primeiro-suplente Antonio Carlos Rodrigues (PR), que é vereador em São Paulo e tenta a reeleição.

A ex-ministra da Cultura, Ana de Hollanda, agradeceu pela oportunidade e fez um breve relatório sobre as ações realizadas nos 20 meses em que esteve à frente da pasta. De fato, ela deixa para a sucessora uma série de iniciativas inacabadas, após se envolver em várias polêmicas relacionadas ao direito autoral, compartilhamento de conteúdo na internet, ECAD. Dilma defendeu a ex-ministra e agradeceu pelo empenho e por suportar "pressões muitas vezes injustas e excessivas".

COMENTÁRIOS dos leitores