Em PE, 88 municípios possuem dois candidatos a prefeito

Independente da quantidade de habitantes, o prefeito será escolhido no primeiro turno

dom, 23/09/2012 - 10:44

As cidades representam unidades autônomas da federação e cada uma tem sua lei orgânica própria que define a forma de atuação dos seus poderes, dividido em dois, sendo o executivo de competência do prefeito e o legislativo assistido pelos vereadores. Todo o território nacional possui 5.565 municípios, alguns com a população chegando a mais de 10 milhões de habitantes, como é o caso da cidade de São Paulo e outros não têm sequer mil pessoas.

Segundo um levantamento feito em 2012, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice populacional de residentes no território nacional chega a mais de 190 milhões de pessoas. Quinze municípios continuam como os mais populosos somando cerca de 40 milhões de habitantes, o que representa 21% do território nacional. Já os quinze municípios menos populosos chegam a 17.621 habitantes, representando aproximadamente 0,01% da população de todo o Brasil.

No dia 7 de outubro todos os municípios da federação estarão escolhendo seus prefeitos entre 15.550 candidatos aptos pela Justiça Eleitoral. Esse número corresponde a quase três candidatos por município. No levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente a cidade de São Domingos de Pombal (PB) tem um único postulante ao executivo municipal.

Até o momento, no site de atualização de registro de candidatura do TSE, o estado de Pernambuco possui 526 nomes concorrendo ao cargo de prefeito em 185 municípios. Desse total, 88 cidades têm dois candidatos disputando a prefeitura, onde independente do número de eleitores, o pleito será decidido no primeiro turno. 

Para ser eleito, o prefeiturável precisa conseguir mais de 50% dos votos válidos. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum postulantes chegue a esse coeficiente, os dois mais votados disputaram o segundo turno, marcado para acontecer no último domingo de outubro. 

As cidades cuidam diretamente da vida de seus cidadãos, ficando responsável por registrar imóveis, asfaltar e pavimentar ruas, disponibilizar escolas de ensino básico, controlar e fiscalizar transporte público, comércio e coleta de lixo, entre outras funções determinadas pela constituição federal de 1988.

 

COMENTÁRIOS dos leitores