Primeiras horas de eleições em Petrolina seguem tranquilas

dom, 07/10/2012 - 11:07

A manhã das eleições municipais 2012 começou registrando pouca movimentação nas sessões eleitorais da cidade de Petrolina (PE), localizada a 721 km da capital pernambucana, Recife. Até às 17h desse domingo (7) deverão passar pelas sessões 178.301 eleitores, maior polo eleitoral do Sertão.

Sem ocorrências de prisões por crimes eleitorais, além do dia da democracia, apenas os santinhos espalhados pelas ruas demonstram que estamos em um dia diferente. De acordo com o delegado da cidade, Lamartine Fontes, a expectativa é de que o dia seja tranquilo. “O povo de Petrolina é consciente e esperamos um dia de eleições muito tranquilo”, afirmou.

A cidade conta com quatro prefeituráveis e 257 candidatos a vereador, disputando as 19 vagas existentes na Câmara de Vereadores Plínio de Amorim, que teve seu número aumentado em fevereiro deste ano através da Emenda Constitucional 58, derivada das PECs 336/09 e 379/09. Até a última legislatura eram 14 parlamentares.

Os prefeituráveis Julio Lossio (PMDB), Odacy Amorim (PT) e Rosalvo Antunes (PSOL) optaram pelas primeiras horas do dia para votar em suas zonas eleitorais, onde já depositaram suas escolhas.

A estudante universitária Gabriela Moura, que também seguiu o mesmo caminho, afirma que o momento é, de fato, de exercício da cidadania, buscando eleger aqueles que irão contribuir com o desenvolvimento da cidade. “É um momento em quem todo cidadão exerce seu direito político, o de votar, com a expectativa que o gestor municipal eleito tenha um olhar mais humano sob a saúde, a educação, a cultura, a infraestrutura da nossa cidade. Mesmo com a incredulidade que há dentro de nós, acredito que a partir do dia 1° de janeiro de 2013 Petrolina possa amanhecer com uma visão política humana, mais verdadeira”.

COMENTÁRIOS dos leitores