Eduardo se afasta do PT nesse 2º turno

Em várias cidades os socialistas disputam o segundo turno contra o PT, além de se aliarem ao PSDB em outros municípios

qua, 17/10/2012 - 00:17

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos (PSB), começa a trilhar seu caminho de independência junto ao governo federal. Em várias cidades, os socialistas disputam o segundo turno contra o PT, além de estarem aliados ao PSDB em outros municípios.

Sua agenda política começou nesta terça-feira (16), com uma viagem ao Estado de São Paulo, onde participou de um ato de campanha em prol do candidato a prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), adversário de Márcio Pochmann (PT). Na quinta-feira (18), está previsto a participação de Campos nos eventos políticos em São Luiz e Porto Velho. Na sexta (19), ele visita a cidade de Cuiabá no Estado do Mato Grosso, onde Mauro Mendes (PSB) enfrenta Lúdio Cabral (PT).

Segundo o secretário geral do PSB nacional, Carlos Siqueira, os socialistas apoiaram o PT como cabeça de chapa em mais de 400 cidades e o PT retribuiu declarando apoio na majoritária em 300 municípios. “Nós apoiamos os petistas mais do que o PMDB, maior partido do país. Se for olhar bem, quem deveria estar reclamando seria o PSB”, declarou.    

Na cidade de São Paulo, Eduardo participa no próximo sábado (20) de um comício em prol da candidatura de Fernando Haddad (PT), juntamente com o ex-presidente Lula (PT) e a presidenta Dilma Rousseff (PT). Além de ir às cidades cariocas de Duque de Caxias e Petrópolis, nesse mesmo fim de semana Eduardo estará em Uberaba, no Estado de Minas Gerais, onde se encontra com o senador Aécio Neves (PSDB).

Já na próxima semana, Eduardo irá até Fortaleza, onde Roberto Claudio (PSB) disputa a prefeitura com Elano de Freitas (PT). Outro quadro político que mostra a estrutura de desentendimento entre PT e PSB envolve a capital paraibana, João Pessoa. Lá, o prefeito Luciano Agra (PSB), que tinha legitimidade para cocorrer à reeleição, desistiu e está apoiando Luciano Cartaxo (PT), que disputa o segundo turno contra Cícero Lucena (PSDB).

Na Paraíba, após o rompimento entre o prefeito de João Pessoa e o governador Eduardo Coutinho (PSB), os socialistas estão pedindo para seus eleitores votarem nulo ou em branco, pois Coutinho não simpatiza com o candidato petista que disputa o segundo turno.

COMENTÁRIOS dos leitores