No 2º Turno, três cidades terão identificação biométrica
São elas: Curitiba, no Paraná; Porto Velho, em Rondônia; e Jundiaí, em São Paulo
No Brasil 299 municípios de 24 Estados já efetuaram o recadastramento biométrico, nele a identificação do eleitor acontece por meio da impressão digital. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desse total apenas três cidades realizarão segundo turno com identificação biométrica dos eleitores no próximo domingo (28), são elas: Curitiba, no Paraná; Porto Velho, em Rondônia; e Jundiaí, em São Paulo.
O eleitorado recadastrado de Curitiba abrange 1.171.059 pessoas. Porto Velho tem um total de 277.384 eleitores recadastrados e Jundiaí tem 255.162 votantes. O recadastramento biométrico foi realizado de forma pioneira, com foco nas eleições municipais de 2008, em três cidades brasileiras: Colorado do Oeste-RO, Fátima do Sul-MS e São João Batista-SC. Na ocasião, foram recadastrados mais de 40,7 mil eleitores dessas localidades.
Devido ao sucesso da revisão biométrica nas três cidades, a Justiça Eleitoral decidiu dar continuidade, em 2010, ao projeto de identificação biométrica do eleitor em outros 57 municípios. A segunda etapa do recadastramento biométrico foi iniciada em 2011 e concluída em abril deste ano.
A expectativa do TSE é que até 2018 todos os eleitores brasileiros possam votar após serem identificados pelas impressões digitais.