Deputados votam o fim do auxílio-paletó nesta quarta (31)
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) deve votar nesta quarta-feira (31) a extinção do 14º e 15º salários
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) deve votar nesta quarta-feira (31) pela extinção do 14º e 15º salários, que há quatro meses entrou em pauta mas, por falta de quorum, não foi analizada pelos congressistas durante outras sessões.
O presidente da CFT, deputado Federal Antônio Andrade (PMDB-MG), assegurou que ligaria para todos os 31 membros titulares da comissão a fim de mobilizar os parlamentares. Se aprovado, o projeto deve seguir para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Congresso Nacional. Mas, existe a possibilidade da matéria não entrar na votação do plenário deste ano, caso os deputados deixem para apreciar o projeto somente em 2013. Dessa forma, os parlamentares recebem o 14º e 15º normalmente.
Depois que alguns jornais denunciaram que senadores embolsavam os vencimentos extras sem declararem o imposto de renda, o projeto foi aprovado por unanimidade pelo Senado Federal.
O auxílio-paletó está regularizado por um ato em conjunto das mesas diretoras do senado e da Câmara, instituído no ano de 2003. Atualmente, o salário extra gera uma despesa anual de R$ 31,7 milhões aos cofres públicos.