Geraldo fará reforma nas secretarias da Prefeitura
O prefeito eleito irá fundir pastas que desempenham as mesmas funções
Ao assumir o executivo municipal, o prefeito eleito Geraldo Julio (PSB) fará uma reforma administrativa visando ampliar a capacidade de investimentos e diminuir os gastos da prefeitura. Segundo informações da equipe de transição, é necessário reformular secretarias, criar novas pastas e fundir outras, pois muitos setores desempenham funções iguais, o que influencia aumenta cada vez mais os gastos com a máquina publica.
A prefeitura possui atualmente 19 secretarias, cinco especiais ligadas ao prefeito e 14 órgãos como fundações e institutos. Os socialistas devem reformular políticas nos setores de direitos humanos, serviço social, controle urbano e saneamento. Um exemplo é a Secretaria de Controle e Desenvolvimento de Obras que divide as mesmas funções e responsabilidades com a Secretaria de Meio Ambiente.
De acordo com o coordenador da equipe de transição, Antônio Alexandre, será feito um levantamento de cenário debatendo alternativas que ajudem a aperfeiçoar o desenvolvimento do município e estabeleça uma gestão profissional. Outras secretarias como a de comunicação e a de relações com a imprensa deverão ser fundida em uma única pasta.
Durante esta semana, além de dialogar constantemente com a equipe de transição, Geraldo vem se dedicando ao seminário com os prefeitos da Região Metropolitana do Recife. No encontro que vai acontecer no dia 27 de novembro serão discutidos assuntos relacionados políticas de integração, mobilidade urbana, segurança pública e controle urbano.
Geraldo declarou que vai anunciar os nomes dos secretários antes do natal e nesta semana começa a conversar com os partidos sobre a composição das pastas na ultima semana de novembro. A reestruturação das secretarias terá que passar pela aval da Câmara, quando o socialista assumir o executivo e enviar os projetos para a votação do parlamento municipal.