Geraldo cria quatro novas secretarias para a prefeitura
Ao anunciar os nomes, socialista levou em conta os perfis técnicos e políticos
Durante a campanha, o prefeito eleito Geraldo Julio (PSB) se apresentava com um discurso de renovação e mudanças, mas ao anunciar os secretários, o socialista optou por pessoas com uma formação técnica e também política. Ele anunciou 31 nomes que assumirão secretarias, presidência de empresas, organizações sociais e autarquias municipais. Desse total, somente dez não são filiados à partidos politicos, e das 14 legendas que compunham a Frente Popular, apenas sete, até o momento, consquistaram espaço na prefeitura.
As inovações estão na criação da Secretaria de Segurança Urbana, uma promessa de campanha que buscará uma maneira prática de adaptar o programa estadual Pacto pelo Vida ao município. O nome escolhido foi o administrador de empresas Murilo Cavalcanti, que deverá apresentar propostas ao prefeito eleito sobre a melhor forma de atuar nas ruas do Recife.
Outra novidade é a Secretaria Executiva de Proteção aos Animais, que ficará sobre o comando do vereador eleito, Rodrigo Vidal (PDT). Ele delarou que, a priori, a cidade precisa de uma emergência gratuita para os animais e uma politica que cuide dos bichos abandonados.
Já a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano ficará com João Braga, ex-secretario estadual de Defesa Social do então governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Ele terá o desafio de melhorar o trânsito do Recife, lidando com os problemas ocasionados pelas ocupações irregulares de espaços públicos, além da poluição sonora e visual.
Já em relação ao planejamento estratégico foram criados dois orgãos que irão montar uma ponte de dialogo com o Executivo, informando sobre os prinipais pontos e serem desenvolvidos. Na Agência de Inovação e Empreededorismo fica Silvio Meira e no Instituto Recife de Gestão, Francisco Cunha.