Marco Maia abre sessão de eleição da mesa diretora
Processo de votação e apuração dos votos deve durar cerca de duas horas
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), abriu a sessão de eleição da nova mesa diretora da Casa. A expectativa é de que o processo de votação e apuração dos votos dure cerca de duas horas.
Logo no início dos trabalhos, os deputados fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas do incêndio numa boate, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A deputada Cida Borghetti (PP-PR) fez um breve discurso em homenagem às vítimas e aos familiares. Em seguida, foi exibido um vídeo institucional sobre o programa de modernização legislativa.
Nesta segunda-feira (4), será eleita a nova mesa diretora, composta por um presidente, dois vices-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Antes da votação, os quatro candidatos à presidência da casa - Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Rose de Freitas (PMDB-ES), Júlio Delgado (PSN-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ) - farão um discurso de 15 minutos cada.
Os deputados usarão 19 urnas eletrônicas instaladas no plenário para votar. Inicialmente, serão apurados os votos para o cargo de presidente. O escolhido precisa receber, pelo menos, 257 votos, metade mais um dos 513 parlamentares. Se nenhum dos candidatos atingir esse número, haverá um segundo turno com os dois mais votados. Só depois dessa definição é que serão apurados os votos para os demais cargos.