Marcelo Déda investirá em obras de abastecimento de água
Governador afirma que, ainda este ano, Aracaju terá 80% de sua região com esgotamento sanitário
As obras de esgotamento sanitário e a conclusão da barragem do rio Poxim foram pautas da reunião realizada nesta terça-feira (26), entre o governador Marcelo Déda, a secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcon; o presidente da Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso), Sérgio Ferrari; e o secretário da Casa Civil, Silvio Santos. Após o encontro, foi anunciado que Aracaju terá, até o final do ano, esgotamento sanitário em 80% de seu território.
“Foi uma reunião de trabalho objetivando tocar a agenda do Governo e definir as prioridades de investimentos da Deso e da Sedurb para os próximos dois anos. Com o presidente da companhia, fizemos um levantamento dos investimentos realizados na capital” revelou o governado concluindo que “as obras do PAC executadas pelo Governo Federal e estadual, através da Deso, estão adiantadas e a avaliação é que ainda este ano, Aracaju terá 80% de sua região com esgotamento sanitário. Analisamos cada um dos projetos da capital e do interior e discutimos possíveis gargalos para agilizar o cronograma das obras”.
Ainda, de acordo com Déda, a barragem do rio Poxim terá sua conclusão neste trimestre e o represamento de água começara em abril. A obra, orçada em R$ 85 milhões, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será responsável por elevar o fluxo de água no rio dos atuais 580 litros por segundo para 1.200 litros, o que garantirá o fim dos problemas no abastecimento de água na grande Aracaju durante os próximos 20 anos, beneficiando cerca de 325 mil pessoas.
Por Adson Santana