PCR debate Pacto pela Vida em consulta pública
O encontro reunirá sugestões de diversos segmentos da sociedade para elaborar o projeto
Com a discussão de quatro eixos que incorpora uma política de prevenção à violência, foi realizado neste sábado (6), a primeira consulta pública sobre o Pacto pela Vida do Recife. O encontro aconteceu no Centro de Formação de Professores, no bairro da Madalena e reuniu centenas de pessoas como representantes da sociedade civil, do governo do Estado, secretários municipais, vereadores, deputado, além do prefeito Geraldo Julio (PSB) e o vice Luciano Siqueira (PCdoB).
Segundo a bibliotecária Paula Alves, a violência pode ser vencida através da educação. "Eu acredito que a violência pode ser combatida em várias vertentes, e uma delas é a educação com o incentivo à leitura. Através dela, podemos ter um censo critico e a biblioteca pode ser vista como um instrumento formador de opinião” propõe.
Para a realização da consulta pública, a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), elaborou seis grandes temas, que dentro deles serão debatidos subtemas em salas temáticas. Os assuntos propostos foram: Educação, qualificação profissional e inovação; participação popular, governança, controle social e sustentabilidade; políticas afirmativas e recuperação de situação de risco; controle urbano, mobilidade e infraestrutura e integração de políticas públicas e sistemas de informação.
Para a vice-presidente do Conselho Municipal do Recife, Zuleide Farias, dentre os seis grandes temas propostos, dois são mais importantes."Mobilidade e acessibilidade são duas coisas que ainda não temos.Pretendo sugerir mais respeito ao idoso porque é raro chegarmos num lugar e sermos bem tratados", comentou.
Durante discurso, que fechou a apresentação do evento, Geraldo Julio agradeceu a participação das 541 pessoas inscritas e fez promessas para o Recife. "Eu tenho que agradecer a vocês por terem vindo colaborar neste dia de trabalho. Nosso objetivo é transformar a cidade do Recife na capital mais segura de nosso país", cravou o prefeito.
A consulta pública seguira até às 14h, quando será finalizado as discussões ocorridas em seis salas distintas. A previsão da PCR é que no mês de maio o projeto concluído do Pacto pela Vida seja apresentado à população.