Pedro Eugênio busca parceria para restaurar o Forte Orange

Localizado na praia de Itamaracá o local pode ser transformado em museu

qui, 16/05/2013 - 10:30
Chico Peixoto / LeiaJáImagens/Arquivo As discusões para restauração do local ocorre entre Eugênio e o embaixador da Holanda Chico Peixoto / LeiaJáImagens/Arquivo

O deputado federal e presidente do PT em Pernambuco, Pedro Eugênio (PT-PE), conversou com o embaixador da Holanda, Kees Pieter Rade, em Brasília, nessa quarta-feira (15), sobre a restauração do Forte Orange de Itamaracá. O parlamentar articula parcerias com empresas holandesas para captação de recursos e execução de projetos que poderão transformar o forte em um museu modelo para o Brasil.

O embaixador holandês informou que, em junho, a ministra da Educação e Cultura da Holanda virá ao Brasil. Segundo ele, será uma ótima oportunidade para ampliar as discussões e avançar no processo. Uma emenda de autoria de Pedro Eugênio já deu início ao projeto de restauração do Forte Orange, com uma obra que irá garantir a defesa do forte em relação ao avanço do mar.

A proposta, que inclui transformar o forte em um museu e restaurar todo seu entorno, inclusive o mangue, foi elaborado pelo Banco do Nordeste (BNB), na época em que Pedro Eugênio foi diretor da instituição. “O projeto do BNB foi aprovado pelo Ministério da Cultura e agora está em fase de captação de recursos. Além de restaurar, deixará à mostra o forte holandês que existe abaixo do forte português, implementando um museu no local”, explicou o parlamentar.

 

COMENTÁRIOS dos leitores