Navio produzido em PE é inaugurado por Dilma
A embarcação possui quase 300 metros de comprimento
Com um discurso demorado e na presença de autoridades políticas como ministros, senadores, prefeitos e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), a presidente Dilma Rousseff (PT) acaba de inaugurar o segundo navio produzido pelo Estaleiro do Atlântico Sul (EAS) em Suape. A cerimônia ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (20), na cidade de Ipojuca. A embarcação nomeada de ‘Zumbi dos Palmares’ tem 274, 2 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris, o que equivale a metade da produção diária brasileira.
O navio foi entregue à Petrobras Transporte S.A. (Transpetro) nesta segunda, mas recentemente apresentou falhas no motor principal. Segundo o jornal Estadão, no teste de mar, feito em março, foi detectado falha no motor. Já a primeira embarcação produzida pela EAS nomeada de ‘João Cândido’ também teve uma pane semelhante e foi inaugurado com mais de dois anos de atraso.
Os dois barcos produzidos em Pernambuco fazem parte do Programa de Expansão e Modernização da Frota (Promef) da Transpetro. Devido o problema detectado em março no motor do navio, a Transpetro negou a dificuldade em nota enviada à imprensa na última sexta-feira (17).
"A prova de mar, última etapa antes da entrega de um navio ao armador, comprovou que o motor está em perfeitas condições", Ainda segundo o posicionamento da empresa, o cronograma de entrega foi ajustado em função dos atrasos na construção do primeiro navio. Sendo assim, a Transpetro contabiliza apenas um "atraso contratual" de apenas 23 dias. Mas no início do programa a expectativa é que a embarcação fosse entregue em 2011.
Durante o discurso, Dilma contou a trajetória de idealização de Lula para o renascimento da indústria naval no país. Ela cumprimentou os trabalhadores, metalúrgicos e marítimos e enalteceu a embarcação chamando-a de gigante “Zumbi dos Palmares”. “Quando olho para trás lembro que nós tínhamos em 2003 uma indústria naval de 2 mil trabalhadores e hoje temos 54 mil e nessa história, vocês são os vitoriosos”, disse a petista.
Já o provável concorrente de Dilma em 2014, Eduardo Campos, fez um discurso com elogios aos trabalhadores, sem críticas ao governo federal como tem ocorrido nas inserções políticas e citou varias vezes o nome do ex-presidente Lula. “Não é por acaso que 400 anos depois, o Brasil administrado por uma mulher que sucedeu um grande homem e idealizou esse programa que muda a cabeça e a economia pernambucana. Nós pernambucanos devemos e eu faço aqui reconhecer aos que no chão não desistiram diante das dificuldades. Os que aqui chegaram não por indicação de alguém, mas ultrapassaram dificuldades para manter a produtividade da fábrica. Não é um jogo fácil, mas nós pernambucanos que tivemos a capacidade de superar dificuldades fizemos Pernambuco um lugar importante”, enalteceu o socialista.
Em seu discurso a petista ainda ressaltou a descrença que havia do país produzir navios. “Naquela época em 2003, diziam para nós: ah, o Brasil não consegue construir navios, sequer irá juntar chapas de aço, porque não tem tecnologia para isso e se fizer, vai dar errado, não vai ser um produto de boa qualidade. Nós sabíamos que era fundamental aprender para construirmos e não temos vergonha de dizer isso”, contou Rousseff.
A presidente comentou ainda duas agendas administrativas que terá nesta segunda no Estado que são: a inauguração da Arena Pernambuco com um jogo teste entre os operários e uma reunião fechada com os canavieiros do Nordeste e o presidente do Senado Federa, Renan Calheiros (PMDB) sobre a subvenção de R$ 12,00 a cada tonelada de cana vendida.
Antes de encerrar o discurso, a petista desmentiu o boato que foi propagado neste fim de semana sobre o fim do programa Bolsa Família e disse que a Polícia Federal já foi encarregada de fazer isso. Ela também citou a importância de Zumbi dos Palmares. “Nós temos hoje um nome nessa embarcação. Esse nome representa sem dúvida, a luta contra a escravidão do nosso país, que é o repúdio Nós temos muito orgulho de Zumbi. Ele é um de nossos heróis. É uma imensa honra receber pelas mãos de vocês esse gigante dos mares – o Zumbi dos Palmares” encerrou a presidente sobre aplausos.
Além dos discursos, a cerimônia contou com uma apresentação cultural da atriz Zezé Mota com o Maracatu Estela Brilhante em homenagem a Zumbi dos Palmares e a libertação dos escravos.
Zumbi dos Palmares – O navio petroleiro suezmax Zumbi dos Palmares é a quinta embarcação do Promef entregue à Transpetro em um período de 18 meses. O equipamento possui 274,2 metros de comprimento e boca modelada (largura) de 48 metros. O equipamento tem porte bruto de 157,7 mil toneladas e capacidade para transportar 1 milhão de barris, o que representa mais de 45% da produção diária de petróleo no País. A embarcação operará no transporte de petróleo bruto.
O Zumbi dos Palmares possui um pontal moldado de 23,3 metros, o calado de escantilhões de 17 metros e uma demanda de aço de 24, 5 mil toneladas. O motor principal do navio é do tipo Doosan, compotência de 22.500 HP e hélice de passo fixo. Após cerimônia a embarcação seguiu para o Rio de Janeiro.