Comissão de Mobilidade debaterá ações com gestores da RMR
O presidente da bancada informou que pretende fiscalizar as obras existentes
A falta de estrutura das calçadas, a iluminação pública e as obras relativas ao trânsito que estão em andamento na capital pernambucana e na Região Metropolitana do Recife (RMR), são alguns temas que a Comissão de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pretende discutir com prefeitos, especialistas e sociedade civil. Para tratar do assunto, o presidente da comissão, deputado Sílvio Costa Filho (PTB) informou que no próximo dia 10 de junho será realizado na Alepe uma audiência pública a partir das 9h.
Semana passada, alguns deputados estaduais se reuniram com vereadores do Recife para dialogar ações em comum em prol da melhoria da mobilidade urbana. Depois do encontro, ficou decido um alinhamento dos dois órgãos e a Comissão de Mobilidade prometeu marcar encontros com gestores da RMR para debater a pauta. A primeira reunião está prevista para ocorrer no próximo dia 5 de junho com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB).
“Percebemos que na Alepe sempre se discutiu tudo como saúde, educação, desenvolvimento econômico e só nos últimos dois anos o tema transporte público e mobilidade entrou na pauta dos deputados estaduais. Quando se faz uma pesquisa na RMR, as preocupações dos recifenses são saúde e depois transportes. É necessário pensarmos em alternativas emergenciais para melhorar o transporte coletivo da Região Metropolitana”, explicou Sílvio Costa.
O presidente da Comissão de Mobilidade Urbana lembrou que em 2012 foi realizado um relatório intitulado ‘carta aberta à sociedade’. O documento é um diagnóstico das problemáticas da RMR e foi construído pela sociedade civil organizada e ex-prefeitos do Recife. “O papel da comissão vai ser de fiscalizar as obras em andamento como a dos Corredores Norte/Sul, Leste/Oeste e o arco metropolitano, de discutir com prefeitos alternativas como as melhorias das calçadas, iluminação pública e a necessidade do Recife fazer um grande estudo de origem e de destino”, argumentou.
Sílvio Costa Filho antecipou que um dos assuntos que deverá ser discutido serão as obras em andamento e a realização dos trabalhos no período da noite, para não atrapalhar o trânsito. “Esse será um dos temas debatidos no seio da comissão, até porque eu sou da tese que o correto será nos horários de pouco pico e à noite também ser trabalhado. Agora, não adianta, em qualquer lugar do mundo, toda obra de mobilidade gera transtorno e é lógico que atrapalha o trânsito e gera desconforto para a população”, afirma o parlamentar.
Audiência – Para o evento que ocorrerá no dia 10 de junho foram convidados o secretário Estadual das Cidades, Danilo Cabral, o secretário Municipal de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga e vereadores do Recife. Entre os assuntos, Sílvio Costa Filho informou que falarão também do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB) e os processos licitatórios de linhas de ônibus.