PSB de olho no gênero feminino

Só nas últimas eleições, o partido cresceu 157% o número de prefeitas eleitas em todo o país

qui, 30/05/2013 - 11:10
Élida Maria / LeiaJáImagens/ Arquivo Dora Pires disse que houve um crescimento de 154% entre vereadores e vereadoras da legenda Élida Maria / LeiaJáImagens/ Arquivo

As articulações do Partido Socialista Brasileiro (PSB) seguem por vários setores da sociedade. Recentemente, na última segunda-feira (27), a legenda movimentou a política local com um seminário voltado para vereadores no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. No encontro, militantes ovacionaram o governador Eduardo Campos (PSB) como presidente e, entre um discurso e outro ficou claro que as pretensões são de mais ascensão e amplitude partidária.

Durante o evento, a equipe de reportagem do portal LeiaJá conversou com a secretária Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires. Ela reconheceu que ainda existe uma grande diferença em relação à quantidade de homens e mulheres envolvidos com a política no partido, mas ressaltou os crescimentos. “Nós ainda somos infinitamente menor em números, do que os homens. Mas, já está havendo não só em Pernambuco, como nacionalmente, um aumento muito grande de vereadoras, de prefeitas e de vice-prefeitas do nosso partido”, afirmou.

Dora Pires comentou do crescimento da legenda na última eleição e confirmou que já existe uma articulação para que o gênero feminino se aproprie dos interesses dos socialistas. “O PSB foi o partido que mais cresceu na última eleição. Em relação aos vereadores no Brasil nós crescemos 154% e na questão de vereadoras também. Então, estamos num maior esforço para consolidarmos a nossa luta e que elas (as mulheres) se apropriem do que é interessante para a gente, para a gente cobre das gestões socialistas”, frisou.

Mulheres socialistas – Atualmente existem no Partido Socialista Brasileiro uma senadora e cinco deputadas federais, várias deputadas estaduais, 64 prefeitas, 69 vice-prefeitas e um total de 432 vereadoras no Brasil. Nas últimas eleições, a sigla teve um crescimento de 157% no número de prefeitas em todo o país.

COMENTÁRIOS dos leitores