Magno afirma que Dilma está "acuada" diante dos protestos

Dilma lança cinco pactos para a melhoria do Brasil na tarde desta segunda-feira (14)

seg, 24/06/2013 - 21:55
Fabio Rodrigues/EBC A Presidente do País, Dilma Rousseff acompanhada pelo Vice-Presidente, Michel Temer, e a ministra-chefe da Casa Civil,Gleisi Helena Hoffmann, se reuniu com representantes de capitais brasileiras Fabio Rodrigues/EBC

Após o encontro da presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), com os governadores e prefeitos dos estados do país nesta segunda-feira (24), em Brasília, onde foram discutidos os problemas que a sociedade reivindicou durante essas últimas semanas, cinco pactos foram lançados durante a convocação: Responsabilidade Fiscal; Construção de uma Reforma Política; Melhoria na Saúde Pública; Qualidade no transporte coletivo e Educação de qualidade.

O cientista político e blogueiro pernambucano, Magno Martins, afirma que a presidente está “acuada” diante das manifestações.  “Dilma fez, simplesmente, o pacto para construção de obras comuns. Ela está querendo fazer uma reforma política com os projetos que transitam dentro do congresso através das emendas”, afirmou. 

Mas segundo a visão política do Magno, a petista está com dificuldades dentro da casa legislativa. “É notório que a Dilma está com enormes problemas de fazer qualquer tipo de reforma, porque ela perdeu o controle dos partidos políticos pequenos que não aprovam a mudança”, explicou o blogueiro. 

Essa reforma consiste em reduzir o número dos partidos políticos e a proliferação deles, além de fazer a retribuição dos mesmos. Mudar a eleição para opcional e a implementação do voto inlista, momento em que a população vai deixar de votar em um deputado específico e passará a escolher pelo grupo/partido que ele se encontra. “Surgiu uma briga entre os grandes e pequenos partidos. Ela está usando a população para pressionar o congresso para que os partidos entrem em consenso em favor da reforma”, enfatizou o cientista. 

COMENTÁRIOS dos leitores