PSOL é apontado como melhor partido do Congresso Nacional
A votação foi a primeira etapa da premiação Congresso em Foco 2013
Apesar de ter apenas um senador e três deputados federais, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) é considerado pelos jornalistas que cobrem a política no Congresso Nacional como o melhor em desempenho no parlamento brasileiro. A pesquisa foi realizada para a premiação Congresso em Foco 2013, da qual 166 repórteres participaram da votação.
Em segundo lugar no ranking ficou o PDT, seguido do PSB, do PCdoB e do PT, que apesar de ter obtido o maior número de votos, 268, não conquistou uma boa classificação por ter 101 parlamentares ativos. O fator que favoreceu o PSOL foi ter menor representatividade nas Casas.
O PSOL, criado por dissidentes petistas em 2004, recebeu 246 votos, com somente quatro parlamentares, todos indicados para a lista de melhores do ano: o senador Randolfe Rodrigues (AP) e os deputados federais Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ).
Em média, cada parlamentar do PSOL teve 61,5 votos. Esse número está muito à frente do segundo colocado, o PDT, cujos parlamentares tiveram, em média, 6,7 votos cada um. Em seguida ficaram os parlamentares do PSB, com média de 3,5 votos; os do PCdoB, com 2,9; PT, com 2,7; e PSDB, com 1,6.
Segundo o regulamento, cada jornalista pôde votar em até dez deputados e cinco senadores. Também não foram computados os votos dados a parlamentares que enfrentam inquéritos ou processos criminais no Supremo Tribunal Federal.