Bruno Ribeiro será o candidato de João Paulo
O nome do petista vai ser apoiado por várias correntes do partido
O ex-candidato à deputado estadual, Bruno Ribeiro (PT), será lançado à presidência do partido em Pernambuco, no Processo de Eleição Direta (PED) na próxima sexta-feira (2). O petista vai contar com nomes de peso na chapa como o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal João Paulo (PT). O secretário Estadual de Transportes, Isaltino Nascimento (PT) e o vereador Luiz Eustáquio (PT) também devem subir no mesmo palanque. O pleito está marcado para novembro.
Além da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada por Humberto Costa, Bruno Ribeiro deve ter o apoio da Articulação de Esquerda e outros correntes menores do PT. “Nós estamos em um processo muito bom. Temos várias correntes. Vários grupos. E eu, junto com outros companheiros, optei pelo nome de Bruno Ribeiro”, afirmou João Paulo.
A candidatura de Bruno Ribeiro é a primeira oficializada pelos petistas. Nos bastidores, os nomes do presidente municipal do Recife, Oscar Barreto (PT), e um dos membros da direção nacional, Gilson Guimarães (PT), surgem como possíveis postulantes ao cargo de presidente estadual.
Para concorrer aos diferentes cargos, os petistas devem estar atentos às mudanças do PED. Estão incluídas nas novas regras a exigência de cotas para a participação de diferentes grupos da sociedade na liderança nacional e a paridade de gênero, “raças” e públicos juvenis nas direções. As bancadas devem ser ocupadas por 50% de homens e 50% de mulheres, com 20% de jovens com até 30 anos e a participação de 20% de negros ou índios.