Vereador fiscaliza descaso com animais no Recife

Tucano citou leis e cobrou o cumprimento do programa de governo de Geraldo Julio

por Élida Maria seg, 05/08/2013 - 11:29
Divulgação O parlamentar (de braços cruzados) está organizando uma audiência pública para o dia 23 de agosto Divulgação

A exploração e o abandono dos animais na cidade do Recife vêm sendo acompanhada e fiscalizada pelo vereador da oposição, Wanderson Florêncio (PSDB). Neste último fim de semana o parlamentar visitou a comunidade de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, e constatou algumas situações no local. Para amenizar a problemática, o tucano irá sugerir nesta semana na Câmara de Vereadores, a realização de uma audiência pública sobre o assunto.

Para o vereador a Secretaria de Direitos dos Animais, criada na gestão de Geraldo Julio não está promovendo ações.  “Foi criada uma Secretaria dos Direitos dos Animais e não vimos nada acontecer. Ontem fizemos uma blitz em Brasília Teimosa e vimos animais puxando cargas pesadas e não há nenhuma movimentação do governo para evitar e fiscalizar este descaso. Inclusive, está no programa de governo de Geraldo Julio (PSB) um projeto para substituir os cavalos por bicicletas e motos”, relembrou.

Florêncio descreveu as situações encontradas durante a fiscalização como maus tratos, por exemplo. “Constatamos diversos casos de maus tratos dos animais e nenhuma fiscalização da gestão pública. Conversamos ainda com diversos carroceiros que relataram não ter recebido nenhum contato da gestão municipal quanto à substituição do animal por motocicletas ou bicicletas, muito menos, qualquer orientação quanto à questão dos maus tratos”, disse.

O parlamentar citou a existência da Lei nº 17.680/10 de autoria do ex-vereador e deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) que versa sobre o tema. Ele também antecipou a realização de um debate ainda neste mês sobre os problemas. “Estamos convocando para o dia 23 de agosto uma audiência pública para tratar dos direitos dos animais e a política publica municipal quanto ao tema”, informou.

De acordo com o tucano ele já conversou com diversas lideranças municipais que lutam pela causa animal no Recife. Além de tratar da situação dos animais, o vereador comentou a situação da secretaria criada pelo prefeito. “Iremos discutir os problemas e sugestões e convidaremos representantes do governo. Sabemos que muitas pessoas falam que o secretário da pasta responsável se queixa de falta de estrutura e de planejamento e queremos saber de fato, o que falta para avançar”, pontuou Florêncio. A audiência prevista para o dia 23 terá como tema principal ‘Gestão publica do Recife e seus animais’. 

COMENTÁRIOS dos leitores