Candidatura do PSB ao Governo do Estado ainda é incerta
Parlamentares socialistas têm opiniões diferentes sobre a posição do partido nas eleições de 2014
O PSB está à frente do Estado por quase dois mandatos. Nesse tempo conquistou uma aprovação considerável da sua gestão. Trabalhando com base na meritocracia, a administração socialista, comandada pelo governador e líder nacional da legenda, Eduardo Campos (PSB), conseguiu aliados importantes e lidera o pelotão da Frente Popular. O prestigio que a legenda tem em Pernambuco é tão considerável que a movimentação da sigla no xadrez político nas eleições de 2014, tanto local como nacional – por conta da possível candidatura do Presidente do PSB à Presidência da República -, podem mudar os rumos de outros partidos.
Para entender as possíveis estratégias do partido nas eleições do próximo ano em Pernambuco, o Portal Leia Já conversou com o deputado federal, Gonzaga Patriota (PSB) e o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Waldemar Borges (PSB).
Segundo o deputado Gonzaga Patriota, a ideia é lançar a candidatura do PTB para suceder o atual Governo. O nome do senador Armando Monteiro (PTB), para o parlamentar, serviria como uma aliança considerável para as pretensões do partido nacionalmente.
“Temos um potencial candidato no Estado (Armando Monteiro). (...) O PSB já tem oito anos de governo. Não temos nenhum problema de apoiar o nome do senador”, garantiu o socialista. “O ministro (da Integração Nacional) Fernando Bezerra Coelho já vem se preparando faz tempo para ser candidato. Mas temos que ter a compreensão dele, do vice-governador João Lyra (PDT) (que deve se filiar ao PSB), e do secretário (da Casa Civil) Tadeu Alencar (PSB) que deveremos escolher o melhor para o partido”, completou.
Ao contrário do discurso de Patriota, o deputado estadual Waldemar Borges afirmou que a candidatura do PSB no Estado “é uma possibilidade bem real”. “Não estamos trabalhando em nome de um nome agora. A ordem do dia é a manutenção do projeto. Isso é fundamental”, relatou o parlamentar.