10ª edição do Parlamento Jovem começa na segunda
Estudantes de todo o país irão vivenciar a rotina dos deputados, discutindo e votando projetos
Na próxima semana, será realizada mais uma edição do Parlamento Jovem na Câmara dos Deputados. De segunda (23) a sexta, 78 estudantes com idades entre 16 e 22 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, irão vivenciar na prática a atuação dos deputados, com discussão de projetos nas comissões e votações em plenário.
Entre os projetos elaborados pelos estudantes e que serão levados à votação, o destaque é para a área de educação, com 31 dos 78 textos. Eles pedem a adequação dos materiais escolares para alunos com deficiência e a obrigatoriedade da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos currículos nacionais. Também há matérias sobre saúde, meio ambiente e inclusão social.
Neste ano, a Câmara registrou um recorde de inscritos, , com 1.631 projetos de lei encaminhados por jovens de todo o País. O Amazonas foi o estado com maior número de inscritos: 300 estudantes. Em segundo lugar ficou São Paulo, com 212 alunos; seguido de Rondônia, com 168; Pernambuco, com 144; e Rio de Janeiro, com 115 inscritos.