Tucanos escanteiam Aécio e enaltecem Campos em PE

Para alguns integrantes do PSDB, a possibilidade torna-se mais concreta se o tucano formar aliança com o governador

por Élida Maria sex, 27/09/2013 - 16:07

Enquanto o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), vem sendo cada vez mais exaltado pelos seus correligionários no Estado, políticos filiados ao PSDB do senador Aécio Neves não parecem ter a mesma confiança em relação à eleição presidencial em 2014. Alguns prefeitos preferem evitar o assunto alegando falta de amadurecimento do senador, já outros, dizem publicamente e em alto tom que o socialista é o mais preparado para governar o país.

Se depender de palanques estaduais em Pernambuco, Neves poderá ter dificuldades, se é que vai  se lançar candidato sozinho, sem formar chapa com Campos, como vem sendo especulado no meio político. Aqui em Pernambuco, os tucanos parecem divididos. Uns enaltecem o neto de Tancredo Neves, como o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) ou o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), mas outros falam sem receios de ‘represarias’ que o governador é o mais indicado para o cargo a nível nacional.

“Eu acho que o governador de Pernambuco, mesmo eu não sendo do PSB, ele tem hoje muito mais condições de administrar este país pela forma que ele administra Pernambuco, por essa aproximação da população. Ele é um dos poucos governadores que vive mais fora do Palácio do que dentro e mais perto da população”, elogiou recentemente o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (PSDB), em entrevista ao LeiaJá.

Outra correligionária de Aécio Neves, a prefeita de Condado, Mata Norte do Estado, Sandra Félix (PSDB), preferiu não opinar ainda sobre a candidatura do tucano, se resumindo em afirmar a necessidade de mais diálogo sobre o assunto. “Eu acho que a gente tem muito ainda o que amadurecer neste sentido. É preciso escutar as pessoas, é preciso que se tenha um amadurecimento maior e é por isso que eu, neste momento, não tenho uma opinião ainda formada sobre isso (...)”, desconversou.

Mesmo sem querer falar abertamente sobre o assunto a gestora citou Eduardo Campos em relação a este cenário da política. “Eu vou repetir o que o sabiamente o nosso governador diz: eu acho que o ano de fazer política é o ano que vem. A gente só vai poder ter esse cenário deslumbrado realmente a partir de 2014, então, por enquanto tudo ainda é muito cedo, tudo é muito novo”, disse Félix.

Já o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), também não tem demonstrado total segurança com Aécio encabeçado a disputa. “A nossa preocupação primeira não deve ser com Aécio, mas a possibilidade da disputa presidencial ser mais qualificada e mais democrática”, pontuou em entrevista o portal LeiaJá meses atrás. Já no início do mês de setembro, depois de um jantar entre Neves e Campos no Recife, Gomes demonstrou mais animação em relação à candidatura do correligionário visando uma possível parceria entre os dois políticos

Fontes integrantes do PSDB no Estado que preferiram não se identificar, afirmam que a candidatura de Aécio Neves é algo muito precoce e sem amadurecimento, por isso, não passa segurança para os tucanos em Pernambuco. “Me sinto totalmente insegura em relação a essa possibilidade. Agora, se ele formar uma chapa com Eduardo Campos tudo por ser mais provável. Enquanto isso, ele tem que amadurecer”, disse uma tucana de forma confidencial.

COMENTÁRIOS dos leitores