Mais de 350 cidades brasileiras usarão a biometria em 2014

Em Pernambuco, 42 municípios farão as eleições com a utilização do processo digital

sab, 05/10/2013 - 09:59

O processo biométrico que identifica o eleitor através de sua impressão digital deverá ser utilizado em 374 cidades brasileiras nas eleições de 2014, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ato permite mais segurança para a identificação dos cidadãos e evita fraudes, por isso, faltando exatamento um ano para a votação presidencial que será realizada em 5 de outubro de 2014, o portal LeiaJá trouxe informações sobre o funcionamento deste processo digital. 

Em Pernambuco 12 municípios já experimentaram a tecnologia nas últimas eleições 2012 e mais outros 35 estão passando pelo processo de recadastramento biométrico, totalizando no dia 5 de outubro de 2014, 42 cidades aptas a usar a iniciativa.

De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), desembargador José Fernandes de Lemos, a iniciativa fechará o propósito da Justiça Eleitoral de acabar com atos falsos na hora de identificação do eleitor. “A urna eletrônica foi o bater do prego e a biometria é o virar a cabeça! Ou seja, é a promoção de segurança. A gente sabe que ainda podem existir fraudes como houve o caso do dedo biônico recentemente divulgado na imprensa, mas agora isso é impossível de ocorrer porque não há a possibilidade de um eleitor se passar por outro”, esclareceu o desembargador.

RecadastramentoAté março de 2014 eleitores de 35 cidades pernambucanas devem se dirigir aos postos do TRE-PE espelhados pelos municípios para atualizar os dados pessoais e cederem as digitais como identificação para o processo eleitoral. Os 35 lugares que estão participando do processo são: Afogados de Ingazeira, Altinho, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Cachoeirinha, Camutanga, Canhotinho, Carnaíba, Custódia, Escada, Ferreiros, Garanhuns, Goiana, Ibirajuba, Igarassu, Ipojuca, Itaúba, Itambé, Jurema, Moreilândia, Moreno, Palmares, Petrolândia, Recife, salgueiro, São Caetano, São Joaquim do Monte, São José da Coroia Grande, São José Ferrer, Serra Talhada, Serinhaém, Tabira, Tacaimbó e Timbaúba.

Para realizar o recadastramento é necessário fazer um agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral ou ligar para o número: (81). 3194-9400. As cidades que não estão participando da ação neste momento precisam esperar uma convocação do Tribunal para realizar o processo posteriomente.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores