Vereador de Olinda denuncia abandono da comunidade V8 e V9
Parlamentar visitou o local e observou vários problemas de infraestrutura
O vereador do município de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, Jorge Federal (PSD), criticou a situação das habitações na comunidade do V8 e V9. O conjunto, que teve um investimento de R$ 23.609.600.00, beneficiaria 1500 famílias e foi entregue através do programa Prometropole, em dezembro de 2008. Segundo o parlamentar, em cinco anos de uso, os moradores reclamam de vários problemas nos apartamentos.
Problemas na rede de abastecimento de água, no vazamento das tubulações e no alagamento de rua e proliferação de mosquitos foram alguns dos problemas constatados pelo vereador. Segundo ele, uma etapa dos habitacionais que vão ser entregues está sendo depredada e os materiais como, telhas, tijolos, portas e janelas estão sendo levados. Para ele, a segurança dos habitacionais a serem entregues não é suficiente para impedir as ações dos vândalos, já que só há um segurança por turno. No entorno dos apartamentos estão as máquinas de obras paradas e materiais jogados nas ruas.
De acordo com o parlamentar, além de não apresentar nenhuma área de Lazer como prometido, o Canal da Malária, que beira a comunidade, está com acúmulo de lixo. Para o vereador, o projeto de urbanização das comunidades V8 e V9 inclui o revestimento de 1.200m do Canal da Malária e a construção de 661 unidades habitacionais. Além disso, a população deveria ser contemplada com estação elevatória e 10 novas ruas.
No projeto também aponta a criação de uma área de lazer com 7,5 hectares de mangue. Um parque com duas quadras, um campo de futebol, uma pista de cooper, ciclovia, calçadão para pedestres e uma arena para apresentações culturais. O prazo para a conclusão do projeto estava previsto para dezembro de 2009, quatro anos depois e não foi feita nenhuma área de lazer para a comunidade.