Rede critica sanção que inibe novos partidos

Para a legenda, a norma tem interesse pessoal

por Élida Maria sex, 01/11/2013 - 08:19
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo A nota da Rede foi publicada no Facebook de Marina Silva Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

A sanção da Lei 12.875 realizada nessa quinta-feira (31) pela presidente Dilma Rousseff (PT) foi lamentada pelo partido Rede Sustentabilidade. A norma torna mais rigorosa as regras para criação de partidos políticos, mas para os membros da legenda ainda não registrada, a iniciativa é uma “afronta á democracia”.

Na página do Facebook da principal organizadora do partido, a ex-senadora Marina Silva, ela publicou uma nota comentando o assunto. “A Rede Sustentabilidade lamenta a decisão da presidente Dilma Rousseff, que assinou ontem a sanção integral da Lei 12.875, dificultando a criação de novos partidos. A #Rede considera a ação mais um retrocesso no processo político”, expõe o texto.

Ainda demonstrando ser desfavorável a Lei que limita o acesso a verbas do Fundo Partidário e restringe o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para os novatos, a nota afirma que a proposta tem interesse pessoal. “A Rede Sustentabilidade considera a decisão casuística e de interesse pessoal, no qual, mais uma vez, tenta-se, de todas as formas, limitar os direitos democráticos de todos os cidadãos e de um partido consolidado, com militância, novas ideias, que tem como intuito democratizar a democracia, e que vem de encontro ao fisiologismo praticado pelo governo atual.

COMENTÁRIOS dos leitores