Delúbio Soares escreve carta para seus companheiros
Ex-tesoureiro do PT, está preso na Papuda, em Brasília, condenado no esquema do mensalão
O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, condenado na Ação Penal 470, o mensalão, enviou, da cadeia, na última quarta-feira (1°), um mensagem de ano para seus companheiros, que ele denominou como “os amigos da trincheira de luta pela liberdade que estão lutando por um Brasil melhor e solidário”. No texto, escrito em um pequeno papel, o petista deseja que “2014 seja ano próspero e de liberdade para o povo brasileiro”.
Preso desde 16 de novembro do ano passado, Delúbio foi condenado a oito anos e 11 meses de prisão mais multa de R$ 325 mil por corrupção ativa e formação de quadrilha. Ele recorreu, no entanto, com embargos infringentes contra o crime de formação de quadrilha. Como o recurso só será analisado em 2014, a pena prevista inicialmente é de seis anos e oito meses a ser cumprida em regime semiaberto.
Delúbio já havia recebido proposta para trabalhar na Central Única dos Trabalhadores e também em uma organização não-governamental. No entanto, desde o início, ele cumpre pena em regime fechado e as propostas de emprego não foram avaliadas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa.