Vereadores pernambucanos se reúnem em Gravatá
Congresso da UVP acontece desta quarta (26) até a próxima sexta-feira (28)
Os vereadores pernambucanos vão se reunir, a partir desta quarta-feira (26), para um Congresso Estadual, em Gravatá, no Agreste do estado. O evento é organizado pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) e visa integrar e capacitar os parlamentares para a atuação no legislativo municipal. Além dos vereadores, servidores das Câmaras e das Prefeituras também participam do encontro.
“O principal objetivo do Congresso é capacitar e tirar as duvidas dos vereadores, que são os políticos mais próximos do povo. O cidadão mora na cidade, se falta legislação na cidade afeta a população. A função do vereador é o de fiscalizar, elaborar lei e solicitar obras e melhorias. A capacitação dos vereadores ajuda no desempenhar do seu papel", explicou o presidente da UVP e vereador de Surubim, Severino Farias (PSB), mais conhecido como Biu.
Plenárias sobre a implantação do Orçamento Impositivo, aprovado pelo Congresso Nacional, nas Câmaras Municipais; além de discussões sobre a estrutura da federação, a prestação de contas do parlamentar e a importância do pacto federativo fazem parte da programação, que dura até sexta-feira (28).
Entre os palestrantes, já está confirmada a presença do auditor da Controladoria Geral da União, Abelardo Lessa, do senador e pré-candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), e o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes. No cronograma de participações da UVP também constam as participações do governador e presidenciável, Eduardo Campos (PSB), e do secretário da Fazenda e pré-candidato a sucessão de Campos, Paulo Câmara (PSB). A reportagem procurou a assessoria de ambos, para confirmar a participação no encontro, no entanto não houve êxito.