Cinco vereadores voltam aos cargos em Caruaru
Comissão de Ética deve começar ouvidas na próxima semana
Cinco, dos dez vereadores afastados poderão voltar a exercer as suas funções no legislativo de Caruaru, no Agreste pernambucano. A decisão é do desembargador Itamar Pereira, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Voltarão à Câmara Municipal os edis Cecílio Pedro (PP), Sivaldo Oliveira (PP), Eduardo Cantarelli (SDD), Louro do Juá (SDD) e Jajá (sem partido). Deixaram o cargo os suplentes Alecrim (PSD), Jaelcio Tenorio (PRB), Rosemary da Apodec (DEM), Nino do Rap (DEM) e Carlinhos da Ceaca (PPS).
Até o momento o presidente da Casa de Leis, Leonardo Chaves, não foi notificado pela Justiça. Porém, no final d amanhã desta terça-feira (15), esteve em reunião com os suplentes que estão no exercício da vereança. O conteúdo do encontro não foi revelado.
Dez vereadores foram afastados por determinação judicial da Vara da Fazenda Pública de Caruaru, após a Operação Ponto Final desencadeada em dezembro de 2013, que investigou os parlamentares por corrupção e concussão. Todos estão respondendo à um processo disciplinar na Comissão de Ética.
Todos os envolvidos na Operação da Polícia Civil foram notificados à apresentar defesa, até o momento apenas oito parlamentares apresentaram argumentos favoráveis às suas causas. Na tarde de hoje, durante reunião da Comissão de Ética, a defesa de Jadiel Nascimento (PROS) e Eduardo Canterelli entregaram o material. Restam apenas os vereadores Evandro Silva (PMDB) e Val das Rendeiras (Pros) fazerem a argumentação. Louro do Juá, Val de Cachoeira Seca (DEM), Neto (PMN), Jajá, Cecílio Pedro e Sivaldo Oliveira.
As ouvidas dos parlamentares deve começar na próxima semana, quando encerra o prazo de 15 dias para apresentação da defesa escrita. A Comissão tem 60 dias, podendo prorrogar por 90 dias para concluir os trabalhos.