Inscrições para 'Parlamento Jovem' estão abertas
Programa promovido pela Câmara dos Deputados encerrará inscrições no próximo dia 23
As inscrições para a 11ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), promovido pela Câmara dos Deputados permanecem abertas. O programa simula uma jornada parlamentar, em que os estudantes participam de debates e votações como se fossem parlamentares. O PJB será realizado entre 21 e 26 de setembro nas dependências da Câmara e as inscrições - que são gratuitas - estarão abertas até 23 de maio.
Para participar, o estudante deverá entregar a ficha de inscrição na sua escola, junto com uma proposta de projeto de lei, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio ou técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis. Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores do programa nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção. Serão selecionados 78 projetos.
O programa é voltado aos alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos. O jovem deve estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.
Página
O portal da Câmara dos Deputados conta com uma página exclusiva sobre o Parlamento Jovem Brasileiro. Incluída na aba "Responsabilidade social", na página é possível aprender, passo a passo, a fórmula de elaboração de um projeto de lei - um dos requisitos para inscrever-se no PJB. Também é possível preencher a ficha de inscrição para o programa, além de conhecer mais detalhadamente as regras do Parlamento Jovem Brasileiro por meio do Manual de Procedimentos. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas na área de perguntas frequentes da página.
Procura
Em 2013, o Parlamento Jovem Brasileiro recebeu um número recorde de inscrições: 1.631 estudantes, de todo o país, encaminharam suas propostas de projetos de lei, superando a procura do ano anterior. Amazonas foi o estado com maior número de inscritos, com 300 estudantes, seguido de São Paulo (212), Rondônia (168), Pernambuco (144) e Rio de Janeiro (115).
A 11ª edição do PJB deverá ter a procura ampliada em até 50%, em razão do aumento da divulgação na imprensa, nos blogs e nas redes sociais. Segundo os organizadores do evento, em relação a 2013, a circulação de informações sobre o PJB praticamente quadruplicou desde a abertura das inscrições, em 17 de março.