PSDB marca convenção nacional e fortalece alianças

Durante o evento, a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República será homologada. Nome para vice ainda não foi definido

ter, 22/04/2014 - 15:03
Dulce Mesquita/LeiaJáImagens Reunião da Executiva Nacional e presidentes dos diretórios estaduais foi realizada na sede do partido, em Brasília Dulce Mesquita/LeiaJáImagens

A convenção nacional do PSDB, que homologará as candidaturas para as eleições de outubro, será realizada no dia 14 de junho, em São Paulo. A data e o local foram definidos durante a reunião da Executiva Nacional com os presidentes dos diretórios estaduais, realizada nesta terça-feira (22), em Brasília.

“São Paulo foi escolhido, entre outros motivos, por ser o maior colégio eleitoral”, explicou o presidente do partido e pré-candidato Presidência da República, Aécio Neves. Na reunião, no entanto, os líderes não definiram quem será o candidato a vice, par compor a chapa. "Existem várias especulações, vários nomes qualificados, e que recebem o apoio do DEM e Solidariedade também, mas não definimos nada no momento", informou Aécio. 

Perguntado sobre a presença de uma mulher na chapa, a exemplo de PT-PMDB e PSB-Rede, o tucano desconversou. "Não coloco essa questão do gênero como a mais relevante, nem mesmo a questão geográfica. O mais importante é a gente ter propostas para todos, inclusive para as mulheres", frisou. Segundo ele, a cúpula do PSDB e os aliados farão uma escolha objetiva. "Queremos o vice que seja melhor para fortalecer a chapa, mas não tenho pressa para resolver isso. Vamos esperar que as coisas se resolvam naturalmente e se confirmem na convenção", disse.

Palanques regionais

No encontro, os líderes da legenda também debateram as alianças formadas em cada unidade da federação. Segundo Aécio Neves, 80% dos palanques do PSDB já estão definidos. "Nenhum partido tem palanques tão sólidos como o PSDB. Talvez agora não seja tão visível, porque a campanha ainda não começou, mas teremos um exército trabalhando na campanha”, disse. 

Aécio confirmou que o PSDB terá candidatura própria em vários estados, já estando definido em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas Paraíba, Ceará, Pará, Rondônia, Acre, Brasília e Goiás As alianças em Pernambuco e em Sergipe também estão confirmadas. As candidaturas nos demais estados devem ser definidas até a convenção. "O que posso dar certeza é de que os palanques regionais não irão contrariar a aliança nacional".

Críticas

Durante a coletiva de imprensa, Aécio também teceu críticas à gestão de Dilma Rousseff. “Queremos um governo que preze pela ética e eficiência, algo que está em falta no atual governo”, salientou.

Nessa segunda (21), durante a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, em Minas Gerais, Aécio defendeu um novo pacto federativo, uma reforma política e, sem citar nomes, fez fortes ataques ao governo e ao PT.  "O País nos cobra, exausto e indignado, a necessidade de uma reforma política, onde não haja qualquer espaço para a conivência, aparelhamento, compadrio e os desvios de conduta e a corrupção endêmica que tomou de assalto o Estado nacional", disse.

COMENTÁRIOS dos leitores