Executiva do PMDB anuncia apoio a Eduardo Cunha
Anúncio foi feito pelo vice-presidente da República, Michel Temer
O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (14), o apoio da Executiva do partido à candidatura do deputado Eduardo Cunha (RJ) à presidência da Câmara.
“Por unanimidade, decidiu-se apoiar o nome indicado pela bancada da Câmara dos Deputados e o mesmo será feito quando a bancada do Senado indicar o nome para a disputa da presidência daquela casa”, disse Temer, após reunir-se com lideranças peemedebistas na sala da presidência do partido na Câmara. Ele afirmou que o anúncio revela a unidade do partido em apoiar a decisão das bancadas nas duas casas legislativas.
O deputado Eduardo Cunha (RJ) já foi definido por unanimidade pela bancada, desde o ano passado, como candidato do partido à presidência da Câmara. Após a reunião de hoje, Henrique Alves comentou a decisão nas redes sociais: “A executiva do PMDB confirma o partido unido em torno de Eduardo Cunha para a disputa da Presidência da Câmara.”
Presente na reunião, o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira destacou que, como aliado do Planalto, o PMDB espera que o governo não se envolva na disputa pela presidência da Câmara, mas reconhece o direito do PT de lançar uma candidatura.
“O que o PT não tem direito é de cobrar de um governo de coalizão apoio a esse ou aquele partido. Quem quer novos momentos na política brasileira tem que entender que essa deve ser uma decisão do Congresso Nacional”, completou.
Além de Eduardo Cunha, até o momento, mais dois deputados já apresentaram formalmente suas candidaturas: Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG).
*Com informações da Agência Câmara