PSD formaliza apoio a Chinaglia para Presidência da Câmara
Com isso o petista conta, em tese, com cerca de 126 votos dos deputados do PT, Pros, PCdoB, PSD e de parte do PR
O Partido Social Democrático (PSD) oficializou, nessa quinta-feira (22), o apoio à candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara dos Deputados.
De acordo com o deputado eleito para ser líder do partido na próxima legislatura, Rogério Rosso (DF), a decisão foi tomada após discussões com os deputados da legenda. O PSD tem 37 parlamentares na bancada. O petista agora tem o apoio do PT, Pros, PCdoB, PSD e de parte do PR, contando com cerca de 126 votos.
Os outros dois candidatos à presidência também tem somado apoios. PMDB, PTB, Democratas, Solidariedade e PSC já formalizaram o apoio a Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Todos esses partidos contam com 166 deputados eleitos. Segundo Cunha, PRB e PHS também devem aderir à sua candidatura. Já Júlio Delgado (PSB-MG) conta com PSB, PSDB, PV e PPS, que somam 106 representantes.
A eleição para a Presidência da Câmara e para os demais cargos da Mesa Diretora será realizada no dia 1º de fevereiro, a partir das 18h. A posse dos deputados será realizada no mesmo dia, mais cedo, às 10h. Até as 17h do dia da eleição, poderá haver lançamento de candidaturas.
Para ser eleito em 1º turno, o candidato a presidente terá de conseguir a maioria absoluta dos votos, ou seja, o apoio de 257 deputados. Se isso não ocorrer, os dois mais votados disputarão o 2º turno – quem conseguir mais votos vence.
A abertura dos trabalhos legislativos está marcada para o dia 2 de fevereiro, às 15h.
Com informações da Agência Câmara.