Conheça os deputados eleitos e reeleitos da Alepe

por Roberta Patu seg, 02/02/2015 - 07:00
Reprodução/Facebook Dos 49 deputados estaduais, 29 foram reeleitos e 20 assumem pela primeira vez ou retornam a Casa Joaquim Nabuco Reprodução/Facebook

Neste domingo (2) de fevereiro, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) empossa 49 deputados estaduais. Destes, 29 foram reeleitos e 20 assumem pela primeira vez ou retornam a Casa Joaquim Nabuco. Os parlamentares que assumem os mandatos estão segregados em 18 partidos, sendo eles: PSB (15), PTB (6), PP (4), PMDB (3), PR (3), PT (3), PDT (2), PSD (2), PTC (1), PRB (1), PSDB (1), DEM (1), PSL (1), PSOL (1), PHS (1), PRP (1), SD (1), PROS (1). Confira a seguir o perfil dos deputados eleitos e os reeleitos.

Deputados eleitos

Simone Alice de Oliveira Santana (Simone Santana - PSB) - Com 73.178 votos, a parlamentar foi a 5ª deputada estadual mais bem votada. Funcionária federal concursada, a parlamentar atuou como profissional em Olinda, no Banco do Nordeste e no INSS. No município de Ipojuca, durante três anos (1989-1992), Simone trabalhou na gestão do prefeito Carlos Santana, na secretaria de Saúde e no Departamento de Bem estar Social. Natural de São Raimundo Nonato - PI, ela veio de Petrolina, com 16 anos e se formou em medicina. Atualmente, Simone Filiada ao PSB e coligada a Frente Popular, a deputada estadual. 

Nilton da Mota Silveira Filho (Nilton Mota - PSB) - Eleito com 60.787 votos, o parlamentar é administrador e servidor de carreira da Secretaria Estadual da Fazenda. Natural de Surubim, ele atuou como secretario executivo de Educação Profissional com Danilo Cabral e em 2010 foi secretario de educação. Foi presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) e acumulou os cargos de secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos e presidente da URB, cuidando de grandes obras estruturadoras como a Via Mangue. 

Lucas Cavalcanti Ramos (Lucas Ramos - PSB) - O parlamentar obteve 58.515 votos. Empresário e administrador de empresas, Lucas Ramos tem 28 anos e é natural da cidade do Recife. O deputado é presidente da juventude do PSB, em Petrolina e vice da executiva provisória. Recentemente, ele coordenou o processo de Integração do Projeto Pontal, perímetro irrigado da CODEVASF localizado em Petrolina. Lucas é filho do ex-vereador, ex-deputado estadual por três mandatos, e hoje Conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, Ranilson Ramos, e da servidora pública da saúde, Marta Ramos. 

Miguel de Souza Leão Coelho (Miguel Coelho - PSB) - Eleito com 55.172 votos, o parlamentar Miguel Coelho é natural de Recife, mas ‘filho’ de Petrolina. O deputado possui formação em direito e é filho de Fernando Bezerra Coelho.  

Luiz Cabral de Oliveira Filho (Lula Cabral - PSB) - O deputado foi eleito com 50.886 votos. Empresário do ramo de transportes, o parlamentar iniciou na política em 1996, se candidatando à prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Em 1998, Lula foi eleito deputado estadual e agora ele volta a Casa Joaquim Nabuco. Lula Cabral é filiado ao PSB. 

  

Romário de Castro Dias Pereira (Romário Dias - PTB) - O parlamentar foi eleito com 42.115 votos. Com experiência na área política, o deputado já foi presidente da Casa Joaquim Nabuco por três mandatos. Uma das suas atuações também foi como conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Filiado ao PTB, Romário também faz parte da coligação Pernambuco Vai mais Longe”. 

 

Álvaro Porto Barros (Álvaro Porto - PTB) - Natural de Canhotinho, o parlamentar foi eleito com 44.622 votos. Filho do prefeito da cidade de Canhotinho, desde cedo Álvaro se interessou pela política.  Em 2004, ele foi eleito da cidade natal e em 2008 foi reeleito. No ano de 2010 ganhou o Troféu dos Cem Melhores Prefeitos do Brasil e agora assume uma cadeira na Casa Joaquim Nabuco. O parlamentar é filiado ao PTB e também faz parte da coligação “Pernambuco Vai Mais Longe”.  

André Ferreira Rodrigues (André Ferreira - PMDB) - O parlamentar atuou como vereador da cidade do Recife e recentemente foi eleito para deputado estadual com 77.448 votos. Com 42 anos, sendo 22 dedicados à vida política, André Ferreira foi reeleito em 2008, como vereador e defendeu políticas para o avanço da saúde, educação e urbanização do município. Pela primeira vez ocupa uma cadeira na Casa Joaquim Nabuco, André e integra o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), coligado a “Frente Popular de Pernambuco”. 

Antônia Valdir França Sales (Dr. Valdi - PP) - O parlamentar é de Surubim e foi eleito com 25.550 votos. Médico de 52 anos, o deputado estadual é filiado ao Partido Progressista e coligado ao “Pernambuco que eu Quero”, formado pelas siglas PP e PROS. 

 

Joaquim Elias Carneiro de Lira (Joaquim Lira - PSD) - De Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco, o parlamentar foi eleito com 67.584 votos. Empresário, formado em direito, Joaquim acompanhou desde cedo à vida política do pai, atual prefeito da cidade onde nasceu. Segundo o deputado eleito, ele busca na política representar uma população no parlamento estadual e resgatar valores verdadeiros que devem ter a política. 

Rogério Leão (PR) - Eleito com 44.145 votos, o deputado foi prefeito do município de São José do Belmonte, Sertão do Estado de Pernambuco, durante dois mandatos. Formado em engenharia, o parlamentar foi ex-presidente do Porto do Recife.  

Ossesio José da Silva (Bispo Ossesio Silva - PRB) - Natural do Rio de Janeiro, o parlamentar foi eleito com 49.993 votos. Em 2009, Ossesio recebeu título de cidadão recifense e foi homenageado no município de Paulista e em 2010 se filiou ao Partido Republicano Brasileiro (PRB). Eleito pela primeira vez, para as eleições de 2015, o deputado ficou na 5ª suplência da coligação e foi convocado pela casa Joaquim Nabuco para assumir a vaga deputado estadual. Ele é autos das leis Nº 14.671/2012 e nº 15.317. 

Priscila Krause - DEM - Eleita com 47.882 votos, a parlamentar é filha de Gustavo Krause e atuou como vereadora da cidade do Recife, durante três mandatos. De acordo com deputada estadual eleita, ela está atenta aos gastos governamentais e é defensora de melhores serviços públicos. 

Maria do Socorro Holanda Muniz Falcão do Espírito Santo (Socorro Pimentel - PSL) - Natural de Araripina, Sertão do Estado de Pernambuco, a parlamentar foi eleita com 42.101 votos e assume pela primeira vez o cargo na Casa Joaquim Nabuco. A deputada estadual é filiada ao Partido Social Liberal e coligada à "Frente pela redução da carga tributária".

 

Edilson Francisco da Silva (Edilson Silva - PSOL) - Eleito com 30.435 votos, o parlamentar foi dirigente sindical dos Ferroviários de Tubarão (SC), dos Ferroviários do Nordeste, da Federação Nacional da categoria e da CUT. Foi coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU). Disputou quatro eleições. Em 2006, para o governo do Estado; 2008, para prefeitura do Recife; em 2010, novamente disputando o governo do Estado de Pernambuco, e em 2012, para vereador do Recife, sendo eleito com 13.661. Atualmente Edilson faz parte da Executiva Estadual do PSOL-PE e da Executiva Nacional do PSOL, sendo seu secretário nacional de Organização.  

João Eudes Machado Tenório (João Eudes - PRP) - O parlamentar foi eleito com 27.660 votos. Natural de Bom Conselho, o deputado estadual foi prefeito da cidade de Pesqueira, Agreste do Estado de Pernambuco, por dois mandatos. João Eudes é filiado ao Partido Republicano Progressista (PRP), que é coligado ao Unidos pela Redução de Impostos. 

 

José Roberto Santos de Moura Accioly (Beto Accioly - SD) - Eleito com 24.840 votos, o deputado estadual já atuou como vereador na Câmara Municipal da cidade de Camaragibe, Região Metropolitana. O parlamentar é filiado ao partido da Solidariedade, que é coligado ao "Unidos pela redução da carga tributária".  

Lupércio Carlos do Nascimento (Professor Lupércio - SD) - Natural de Recife, o parlamentar foi eleito com 24.739 votos. Ex-vereador da cidade de Olinda, o deputado estadual é filiado ao Partido da Solidariedade, que faz parte da coligação "Unidos pela redução da carga tributária”. 

Joel Maurino do Carmo (Soldado Joel da Harpa - PROS) - Eleito com 17.794 votos, o parlamentar seguiu a carreira militar quando deu origem ao movimento - "Todos Somos Fortes" - em prol dos policiais militares e bombeiros. Filiou ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS), que faz parte da coligação "Pernambuco que eu quero".  

José Eduino de Brito Cavalcanti (Eduino - PHS) - Natural de Pedra, O parlamentar foi eleito com 30.115 votos. Servidor público federal, o deputado estadual eleito foi vereador da cidade de Arcoverde, Sertão do Estado de Pernambuco. Eduino é filiado ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS), sigla coligada a "Frente pela redução da carga tributária". 

 

Entre os deputados reeleitos, estão:

Guilherme Uchoa (PDT) 

Pedro Serafim Neto (PDT)

Pastor Cleiton Collins (PP)

Zé Maurício (PP)

Everaldo Cabral (PP)

Presbítero Adalto Santos (PSB)

Raquel Lyra (PSB)

Waldemar Borges (PSB)

Francismar Pontes (PSB)

Vinícius Labanca (Reeleito)

Clodoaldo Magalhães (PSB)

Aluísio Lessa (PSB)

Aglailson Júnior (PSB)

Diogo Moraes (PSB)

Ângelo Ferreira (PSB)

Tony Gel (PMDB)

Ricardo Costa (PMDB)

Silvio Costa Filho (PTB)

Julio Cavalcanti (PTB)

José Humberto Cavalcanti (PTB)

Augusto César (PTB)

Rodrigo Novaes (PSD)

Alberto Feitosa (PR)

Henrique Queiroz (PR)

Odacy Amorim (PT)

MAnoel Santos (PT)

Eriberto Medeiros (PTC)

Claudiano Filho (PSDB) 

Teresa Leitão (PT)

Fotos: Reprodução Facebook e banco de dados do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores